Na manifestação dos trabalhadores da administração pública, em Lisboa, a coordenadora do Bloco de Esquerda exortou o Governo a ver o descontentamento dos portugueses como um sinal de que é necessário aumentar os salários.
"É muito importante que se saia à rua para dizer o óbvio: os salários e as pensões têm de aumentar", disse a coordenadora do BE, Catarina Martins, ainda no início da longa marcha entre o Marquês de Pombal e a Rua de São Bento.
Entre o som de buzinas e os gritos de ordem ininterruptos, a dirigente bloquista comentou que a greve de hoje e a manifestação na capital não dizem apenas respeito aos trabalhadores da administração pública, defendendo que o aumento dos salários no público é um indicador positivo para o privado.
Catarina Martins disse que há um contraste entre o crescimento que o país está a registar e o que acaba nos bolsos dos portugueses no final de cada mês: "Só os salários estão mais curtos (...). A economia está a crescer, a produtividade está a crescer. O aumento dos salários e das pensões é um passo básico para a saúde da economia".
Leia Também: Inflação? PCP considera "uma contradição insanável" não aumentar salários