Em comunicado, o PAN refere que indagou a "ministra [da Administração Interna, Francisca Van Dunem] sobre se a esquadra da PSP será encerrada, e qual a justificação apresentada para o encerramento de uma esquadra numa área com 40.000 habitantes".
A questão levantada pelo PAN decorre das perguntas feitas em reunião de câmara pelos vereadores do PSD sobre essa possibilidade, por estar aquele espaço "reduzido a uma repartição administrativa com horário de funcionamento sem operacionalidade".
Na mesma reunião, o presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, referiu "estar em curso a instalação de um projeto de videovigilância nas cidades de Ermesinde e Valongo".
Escreve o PAN que, caso o Ministério da Administração Interna (MAI) negue o encerramento da esquadra, o partido quer "perceber qual o plano de funcionamento da respetiva esquadra e se o sistema de videovigilância que a Câmara Municipal de Valongo pretende instalar (...), num investimento de centenas de milhares de euros, tem como objetivo colmatar a manifesta falta de recursos humanos na esquadra de Ermesinde".
Citada pela nota de imprensa, a deputada na Assembleia da República eleita pelo círculo do Porto, Bebiana Cunha, refere que "o policiamento de proximidade traz confiança às pessoas e não pode ser substituído pela videovigilância, sendo que estas respostas devem ser articuladas entre o estado central e a autarquia".
Leia Também: Exploração encerrada em Valongo após retirada de cavalos subnutridos