Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Joacine reage a comentário de Carlos Magno sobre orientação sexual

Deputada não-inscrita diz ser "a prova clara que a orientação sexual não é uma opção" porque, "se fosse, seria lésbica de certeza". E recorda episódio com Ricardo Araújo Pereira em 2019.

Joacine reage a comentário de Carlos Magno sobre orientação sexual
Notícias ao Minuto

10:01 - 12/01/22 por Notícias ao Minuto

Política Eleições antecipadas

A deputada não-inscrita Joacine Katar Moreira reagiu, esta quarta-feira, a um comentário proferido por Carlos Magno, na CNN Portugal, sobre a forma como havia sido eleita deputada ao Parlamento pelo partido Livre, em outubro de 2019.

Numa série de publicações feitas na rede social Twitter, esta manhã, Joacine ironizou: "Carlos Magno na CNN a dizer que o Livre elegeu há dois anos por que “Joacine era assumidamente lésbica, gaga e negra” e que isso era o politicamente correto - com aquele ar sério de quem tem os papéis todos. Mas que grande coming out! E agora, o que digo à minha família?"

A deputada, que perdeu a confiança política do partido, em 3 de fevereiro de 2020, passando à condição de não-inscrita, mencionou ainda um programa de Ricardo Araújo Pereira que fazia, também, referência à sua orientação sexual: "No programa do RAP, em 2019, este também insinuou qualquer coisa nesse sentido, mas não achei por bem contribuir para a heteronormatividade na tv e deixei-o sem resposta clara"

Para concluir o tema, Joacine afirmou ser "a prova clara que a orientação sexual não é uma opção" porque, "se fosse, seria lésbica de certeza".

Joacine Katar Moreira tem sido o 'fantasma' dos debates do Livre. Na passada quarta-feira, a deputada não inscrita foi mencionada pelo líder do Chega, André Ventura, quando este se dirigiu a Rui Tavares, indicando que não devia estar no debate, "porque o Livre não está no Parlamento".

Perante estas declarações, Joacine reagiu afirmando que Ventura lhe "gastou o nome durante estes dois anos"

Recorde-se que o país está mergulhado numa crise política após o chumbo do Orçamento de Estado 2022 que levou às eleições antecipadas marcadas para dia 30 de janeiro. Por essa razão, têm sido feitos dezenas de debates pré-eleições que põem frente a frente os partidos e as suas ideias para o país. 

Leia Também: "Tempo de férias é também tempo de desigualdades profundas"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório