Meteorologia

  • 19 MAIO 2022
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 29º

Rio voltará a ser número dois na lista de deputados do PSD pelo Porto

O presidente do PSD, Rui Rio, vai voltar a ser o 'número dois' na lista de candidatos a deputados do partido pelo Porto, tal como em 2019, num sinal de que quer "valorizar os mais jovens".

Rio voltará a ser número dois na lista de deputados do PSD pelo Porto
Notícias ao Minuto

16:47 - 07/12/21 por Lusa

Política Legislativas

Segundo fonte oficial do PSD, a opção de Rui Rio de não ser cabeça de lista é um sinal de que pretende "valorizar os mais jovens e governar para o futuro".

A deputada Sofia Matos será cabeça de lista do PSD pelo Porto e o deputado e médico Ricardo Baptista Leite por Lisboa, de acordo com as escolhas do presidente social-democrata, Rui Rio, foi hoje anunciado em comunicado.

Sofia Matos, 31 anos, é advogada e deputada e foi candidata a líder da JSD, tendo sido derrotada pelo atual presidente da estrutura, Alexandre Poço. Nas últimas eleições, foi a nona pelo círculo do Porto.

Ricardo Baptista Leite é vice-presidente da bancada do PSD, ex-vereador da Câmara de Cascais, e médico. Em 2019, foi oitavo na lista de candidatos a deputados por Lisboa.

O PSD anunciou os seus cabeças de lista pelos 22 círculos eleitorais às legislativas, dos quais 11 são novos em relação a 2019, o que representa uma renovação de 50%.

Dos 22 nomes apresentados, 14 já eram deputados na anterior legislatura e apenas seis são mulheres (27% do total), menos uma do que as cabeças de lista de 2019.

Além de Sofia Matos e Baptista Leite, 'estreiam-se' como número 1 o deputado Artur Soveral de Andrade, que tinha sido o número três por Vila Real, e agora substitui no topo da lista por esse círculo Luís Leite Ramos, que foi vice-presidente na bancada nas últimas legislaturas e manifestou a vontade de não continuar como deputado.

António Topa Gomes, sobrinho do deputado António Topa, que faleceu no final da atual legislatura, substitui a deputada e investigadora Ana Miguel dos Santos como cabeça de lista por Aveiro, enquanto na Guarda o até agora 'vice' da bancada Carlos Peixoto deixará de ser deputado e dá lugar a Gustavo Duarte.

Em Viseu, regista-se a única 'troca' de cabeça de lista entre círculos: Hugo Carvalho passa do Porto para Viseu, onde substitui o recém-eleito presidente da Câmara Fernando Ruas.

Já em Leiria, que tinha tido como cabeça de lista a ex-líder da JSD Margarida Balseiro Lopes - que já se tinha excluído das listas e foi uma destacada apoiante de Rangel - a novidade é o dirigente e ex-juiz do Tribunal Constitucional Paulo Mota Pinto, que nem sequer tinha integrado as listas em 2019.

Fecham as novidades: Luís Gomes em Faro (com a saída de outro apoiante de Rangel do topo da lista, o líder da distrital Cristóvão Norte), João Pedro Luís em Portalegre, Sérgio Marques na Madeira, Maria Ester Vargas pela Europa, e Maló de Abreu pelo círculo Fora da Europa, afastando de número 1 o antigo secretário de Estado das Comunidades José Cesário.

Repetem-se dez cabeças de lista (o mesmo nome, pelo mesmo círculo): Jorge Mendes, por Viana do Castelo, André Coelho Lima, por Braga, Adão Silva, por Bragança, Cláudia André, por Castelo Branco, Mónica Quintela, por Coimbra, Isaura Morais, por Santarém, Nuno Carvalho, por Setúbal, Sónia Ramos, por Évora, Henrique Silvestre, por Beja, e Paulo Moniz, pelos Açores.

De acordo com os critérios aprovados pela Comissão Política Nacional, "é da responsabilidade do presidente do partido eleito a indicação dos cabeças de lista em cada círculo eleitoral".

As listas completas de candidatos a deputados do PSD serão hoje formalmente propostas pela Comissão Política Nacional, que reúne a partir das 15:00, e terão depois de ser aprovadas pelo Conselho Nacional, com reunião marcada para as 21:00, em Évora.

Leia Também: PSD revela cabeças de lista às Legislativas e há nomes (bem) conhecidos

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório