Meteorologia

  • 27 MAIO 2022
Tempo
32º
MIN 15º MÁX 34º

Recomendada maior proteção de cuidadores e videovigilância florestal

O parlamento aprovou hoje dois projetos de resolução do PSD que recomendam ao Governo um reforço da proteção laboral dos cuidadores informais e a criação de um sistema de videovigilância na floresta.

Recomendada maior proteção de cuidadores e videovigilância florestal
Notícias ao Minuto

14:47 - 12/11/21 por Lusa

Política Parlamento

Em termos de proteção laboral dos cuidadores informais, o PSD defendeu no documento apresentado que "o Governo continua sem identificar e sem regulamentar as medidas legislativas de reforço da proteção laboral dos cuidadores informais não principais" e considerou "urgente que sejam criadas as respostas públicas adequadas e adaptadas à realidade atual", definindo um prazo de 120 dias para resolver a situação.

O projeto de resolução foi aprovado por todos os partidos, recebendo somente o voto contrário da bancada parlamentar socialista.

Já a recomendação ao Governo para a videovigilância florestal acabou por ser viabilizada, independentemente da abstenção da Iniciativa Liberal (IL) e o voto contra do PS.

"A existência de sistemas de videovigilância na floresta portuguesa é essencial tanto para o apoio à decisão operacional dos Bombeiros e da Proteção Civil como para a deteção de incêndios que está hoje sob responsabilidade da Guarda Nacional Republicana", pode ler-se no texto dos sociais-democratas, que alertam ainda o executivo para "evitar qualquer monopólio nestes sistemas".

Leia Também: Cuidadores esperam "passos mais rápidos" na concretização de apoios

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório