Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 17º

Portugal falou com Alemanha, mas sem definir posições

Os ministros português e alemão dos Negócios Estrangeiros discutiram hoje em Berlim "as várias soluções" após o fim do programa de ajustamento, em maio, mas sem definir posições, disse à Lusa o governante português, Rui Machete.

Portugal falou com Alemanha, mas sem definir posições
Notícias ao Minuto

16:09 - 10/03/14 por Lusa

Política Machete

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, reuniu-se hoje em Berlim com o seu homólogo, Frank-Walter Steinmeier, à margem do II Fórum Luso-Alemão, que decorre na capital alemã hoje e na terça-feira.

Questionado pela Lusa sobre se os dois governantes abordaram o cenário pós-troika em Portugal, Rui Machete disse que sim, mas que "não se definiram posições nem da Alemanha nem de Portugal".

"Referiu-se o problema, identificaram-se as questões. Tive ocasião de informar quais são, na nossa opinião, as vantagens e as desvantagens das diversas soluções. Não manifestei nenhuma preferência nem foi manifestada nenhuma preferência pela Alemanha. Foram inventariados os aspetos vários que cada uma das soluções comporta, todas têm aspetos positivos e menos positivos", afirmou o ministro.

A decisão sobre a forma como Portugal sairá do programa de ajustamento, a 17 de maio - com um programa cautelar ou sem qualquer tipo de ajuda (a chamada "saída à irlandesa") - "há há de ser objeto de uma resolução do Governo português", acrescentou o ministro, que garantiu que, neste momento, "ainda não foi tomada nenhuma decisão, nem sequer de princípio".

O Executivo terá em conta "a evolução do mercado e toda a ambiência externa" para decidir "qual a solução mais adequada".

Entretanto, o Governo fará várias consultas e a audiência de hoje com o ministro alemão dos Negócios Estrangeiros foi uma delas. A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, e o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, também se deslocarão à Alemanha.

"Discutir-se-ão as questões do pós-?troika' e depois, na altura oportuna, o Governo português tomará uma posição. A 17 de maio termina o programa, antes disso terá de ser tomada uma decisão", sustentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório