Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

OE2022. Costa afirma que Governo vai continuar a trabalhar para acordo

O primeiro-ministro afirmou hoje que está confiante de ter um bom Orçamento e realçou que vai continuar a trabalhar com os parceiros à esquerda do PS e PAN para um acordo de viabilização da proposta do Governo.

OE2022. Costa afirma que Governo vai continuar a trabalhar para acordo
Notícias ao Minuto

21:49 - 19/10/21 por Lusa

Política OE2022

António Costa falava à entrada para um encontro com a JS sobre o Orçamento do Estado para 2022, no Campo Grande, em Lisboa, depois de ter estado reunido esta tarde com o Bloco de Esquerda e com o PCP.

"Vamos continuar a trabalhar. Tenho a confiança de que temos um bom Orçamento e que pode naturalmente ser melhorado na Assembleia da República", declarou o secretário-geral do PS.

Interrogado se Bloco de Esquerda e PCP também têm a mesma perspetiva em relação aos resultados do processo negocial, António Costa respondeu: "Isso têm de perguntar a cada um deles".

Esta tarde, na sequência da reunião com o Bloco de Esquerda, fonte do Governo disse à agência Lusa que o executivo minoritário socialista apresentou avanços em vários pontos das negociações com os bloquistas sobre o Orçamento do Estado para 2022 e que os trabalhos vão continuar, estando previstas novas reuniões.

"O Governo apresentou avanços em vários domínios, designadamente nas áreas do trabalho e da saúde. Há pontos em que subsistem divergências já conhecidas. Vamos continuar a trabalhar. Há novas reuniões previstas", declarou a mesma fonte do executivo.

Hoje à tarde, no âmbito das negociações da proposta de Orçamento do Estado para 2022, o Governo, cuja delegação foi liderada pelo primeiro-ministro, António Costa, reuniu-se com membros da direção do Bloco de Esquerda.

Esta reunião antecedeu outra com a direção do PCP, partido que no ano passado, através da abstenção, permitiu a viabilização do Orçamento do Estado para 2021.

Fonte oficial do BE disse à agência Lusa que a reunião de hoje sobre o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) terminou sem acordo e adiantou que o executivo minoritário socialista recusou mexidas nas cinco medidas laborais propostas por esta força política.

Segundo a mesma fonte, apesar de não ter sido alcançado hoje um acordo com vista à viabilização do OE2022, ficou prevista uma nova reunião entre Governo e BE.

O executivo, de acordo a fonte oficial bloquista, "recusa a reversão de qualquer das cinco regras que o Bloco quer reverter, ficando por medidas simbólicas que não concretizou por escrito".

Em relação à Segurança Social, não foi feita qualquer proposta, enquanto na saúde o BE espera por "novas redações com eventuais aproximações do Governo".

O primeiro-ministro, António Costa, adiantou esta manhã que iria participar hoje em reuniões com PCP e BE sobre Orçamento do Estado para 2022 e afirmou que o Governo está a negociar "com toda a abertura", incluindo matérias extra orçamentais, e sem "linhas vermelhas".

"Eu nunca defino linhas vermelhas. Procuro sempre encontrar linhas verdes para o caminho que há a seguir. E, como diz a canção do Jorge Palma, enquanto há caminho para andar vamos continuar a caminhar", afirmou António Costa aos jornalistas, à saída do Panteão Nacional, em Lisboa.

Na segunda-feira, o BE adiantou que já tinha enviado ao Governo a redação das nove propostas para as negociações do OE2022, cinco das quais são alterações ao Código do Trabalho que terão que ser efetivadas à parte do documento orçamental.

Leia Também: Termina sem acordo reunião entre Governo e Bloco de Esquerda

Recomendados para si

;
Campo obrigatório