Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Sampaio em câmara ardente no Museu dos Coches. Cerimónias nos Jerónimos

O antigo presidente Jorge Sampaio morreu na manhã desta sexta-feira, aos 81 anos, no Hospital de Santa Cruz, "após internamento crítico". O Governo decretou três dias de luto nacional - em 11, 12 e 13 de setembro.

Sampaio em câmara ardente no Museu dos Coches. Cerimónias nos Jerónimos
Notícias ao Minuto

14:11 - 10/09/21 por Notícias ao Minuto

País Óbito

O velório de Jorge Sampaio, antigo Presidente da República que morreu esta sexta-feira aos 81 anos, deverá realizar-se a partir de amanhã, sábado, no Picadeiro Real, junto ao Palácio de Belém, Lisboa.

De acordo com a SIC Notícias, o funeral deverá acontecer no domingo, numa cerimónia não-religiosa no claustro do Mosteiro dos Jerónimos.

O corpo de Jorge Sampaio vai ficar em câmara ardente no Museu dos Coches, avança a RTP3.

A esta informação, o semanário Expresso acrescenta que o funeral terá honras de Estado, mas, a pedido da família de Jorge Sampaio, "deverá ser mais simples do que o de Mário Soares". 

A forma como se irão processar as cerimónias será decidida numa reunião que irá decorrer ainda esta tarde.

De recordar que o Governo, em Conselho de Ministros eletrónico, decretou o luto nacional pelo período de três dias para amanhã, domingo e segunda-feira, dias 11, 12 e 13 de setembro, respetivamente.

Jorge Fernando Branco de Sampaio, que nasceu em Lisboa em 1939, foi Presidente da República durante dois mandatos, entre 1996 e 2006. Em 1989, foi eleito líder do Partido Socialista e na mesma altura foi eleito presidente da Câmara de Lisboa, tendo sido reeleito em 1993.

Após a passagem pela Presidência da República, foi nomeado em 2006 pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas enviado especial para a Luta contra a Tuberculose e entre 2007 e 2013 foi alto representante da ONU para a Aliança das Civilizações. 

Já mais recentemente, presidia à Plataforma Global para os Estudantes Sírios, fundada por si em 2013 com o objetivo de contribuir para dar resposta à emergência académica que o conflito na Síria criara, deixando milhares de jovens para trás sem acesso à educação. 

[Notícia atualizada às 17h28]

Leia Também: "Nasceu para ser um lutador e a causa foi uma: a liberdade na igualdade"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório