Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Açores identificam novo "passo seguro" no relacionamento com a Madeira

O vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, afirmou que a Casa dos Açores na Madeira, hoje inaugurada, é mais um "passo seguro" no relacionamento entre as duas regiões autónomas.

Açores identificam novo "passo seguro" no relacionamento com a Madeira
Notícias ao Minuto

13:42 - 05/08/21 por Lusa

Política Ilhas

Artur Lima, citado em nota do gabinete de imprensa do executivo açoriano, que esteve hoje presente na inauguração da Casa dos Açores na Madeira, declarou que "este é mais um passo seguro que se dá numa lógica de contínuo aprofundamento da relação entre os Açores e a Madeira".

Para o governante, o aprofundamento desta relação "é um imperativo, na medida em que resultará na defesa conjunta das autonomias regionais e dos interesses comuns das duas regiões".

"É pela união de esforços que teremos a garantia de que a voz autonómica será mais ouvida nos diferentes fóruns", afirmou.

O vice-presidente do executivo açoriano comprometeu-se a "contribuir para a promoção do papel aglutinador que a Casa dos Açores na Madeira deve ter e terá".

Artur Lima indicou que o apoio se fará sentir "desde logo, pela via do apoio financeiro anual que é atribuído a todas as Casas dos Açores e pela disponibilidade em cooperar ativamente no desenvolvimento das suas iniciativas".

Para o vice-presidente do Governo Regional dos Açores, a Casa dos Açores na Madeira, apesar de ser a "mais recente das 16 casas dos Açores, não é a menos importante", na medida em que "tem a importância especial de erguer a bandeira dos Açores no arquipélago irmão".

Artur Lima lembrou que no final de 2019, foi criada, no Funchal, a Casa dos Açores na Madeira, referindo que "agora" se procedeu à "inauguração oficial da sua sede social, que será certamente determinante para a dinamização das suas atividades e, portanto, para a melhor prossecução da sua missão".

O governante homenageou os primeiros órgãos sociais da Casa dos Açores na Madeira, "nas pessoas do presidente da direção, Carlos Madruga da Costa, do presidente da Assembleia Geral, Paulo Sousa, e da presidente do Conselho Fiscal, Andrea Jacob", salientando que "da parte do Governo Regional dos Açores, podem contar com uma colaboração franca e leal".

Madeira e Açores beneficiam ambas de um estatuto político e administrativo que lhes permite ter órgãos próprios de governo [executivo e parlamento], contemplados na Constituição portuguesa, sendo regiões ultraperiféricas da União Europeia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório