Meteorologia

  • 02 AGOSTO 2021
Tempo
28º
MIN 18º MÁX 28º

Edição

PS quer saber se Vítor Fernandes reuniu com LFV como administrador do NB

O grupo parlamentar do PS questionou hoje o antigo administrador do Novo Banco Vítor Fernandes sobre se reuniu Luís Filipe Vieira enquanto ocupava o cargo e se participou na restruturação das dívidas associadas ao dirigente desportivo.

PS quer saber se Vítor Fernandes reuniu com LFV como administrador do NB

Nas questões colocadas ao antigo administrador do Novo Banco, a que a Lusa teve acesso, a bancada socialista interpelou Vítor Fernandes sobre se enquanto "exerceu funções de administrador no Novo Banco reuniu/contactou com Luís Filipe Vieira e/ou representantes da Promovalor SA e Imosteps SA", e quando é que decorreram estas reuniões.

O PS também quer sabe ser Vítor Fernandes "participou em algum processo de decisão relacionado com a reestruturação das dívidas" do presidente do Benfica, que, entretanto, suspendeu funções na presidência do clube desportivo.

"Se sim, descreva as intervenções ocorridas", solicitaram os socialistas.

O grupo parlamentar do PS também quer saber que diligências tomou o então administrador do Novo Banco depois da "receção do relatório do Banco de Portugal sobre a constituição e gestão do Fundo de Investimento Alternativo Especial", se, "na qualidade de administrador do Millennium BCP interagiu" com Vieira, José António dos Santos ou representantes, e se "algum desses contactos esteve relacionada com a Imosteps SA e/ou participadas".

O partido também questionou o presidente do Novo Banco, António Ramalho, sobre "quem foram os administradores e dirigentes do Novo Banco que reuniram e/ou contactaram Luís Filipe Vieira e/ou representantes da Promovalor SA e Imosteps SA", e também quando decorreram e qual foi o conteúdo destas reuniões.

"Estes processos foram debatidos nas reuniões do Conselho de Administração do Novo Banco? Se sim, quem foram os administradores que tomaram a iniciativa?", questionou o grupo parlamentar, interpelando também "quem foi o administrador que propôs ao Conselho de Administração a venda isolada dos ativos da Imosteps SA à Iberis Semper, Sociedade de Capital de Risco SA (Iberis)".

António Ramalho também foi questionado sobre se instruiu "ou ordenou o contacto" com Luís Filipe Vieira "no sentido de alertar para o conflito de interesses resultante da venda isolada dos ativos da Imosteps SA à Iberis".

"Quais os episódios que envolveram o Dr. Vitor Fernandes nos processos de decisão relacionados com a reestruturação das dívidas do Universo Luís Filipe Vieira, o caso Imosteps SA e o Fundo de Investimento Alternativo Especial", questionou ainda a bancada.

O vice-presidente bancada do PS João Paulo Correia tinha anunciado na terça-feira que o partido iria requerer depoimentos escritos do presidente do Novo Banco e do ex-administrador Vítor Fernandes sobre o "grau de envolvimento" de ambos e da administração nos negócios relacionados com Luís Filipe Vieira.

O requerimento endereça perguntas a António Ramalho e Vítor Fernandes visando apurar "o grau de envolvimento de cada um deles, da administração e cadeia de direção do Novo Banco relativamente à reestruturação das dívidas da 'Promovalor', detida por Luís Filipe Vieira, e relativamente à venda da 'Imosteps'", também de Vieira.

Luís Filipe Vieira, que suspendeu funções na presidência do Benfica, foi um dos quatro detidos numa investigação que envolve negócios e financiamentos superiores a 100 milhões de euros, com prejuízos para o Estado, SAD do clube e Novo Banco.

Vieira, que está em prisão domiciliária até à prestação de uma caução de três milhões de euros, e proibido de sair do país, está indiciado por abuso de confiança, burla qualificada, falsificação de documentos, branqueamento de capitais, fraude fiscal e abuso de informação.

Segundo o Ministério Público, o empresário provocou prejuízos ao Novo Banco de, pelo menos, 45,6 milhões de euros, compensados pelo Fundo de Resolução.

Leia Também: Gestores do Banco de Fomento serão "à prova de bala", garante Siza Vieira

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório