Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Ana Gomes acusa Costa de desvalorizar “violação dos direitos humanos"

Em causa está a reação do primeiro-ministro e antigo presidente da Câmara Municipal de Lisboa ao envio de dados de ativistas pela autarquia à embaixada russa.

Ana Gomes acusa Costa de desvalorizar “violação dos direitos humanos"
Notícias ao Minuto

22:20 - 14/06/21 por Notícias ao Minuto

Política Ana Gomes

Ana Gomes acusou António Costa, esta segunda-feira, no Twitter, de desvalorizar o envio de dados de ativistas russos a viver em Portugal por parte da Câmara Municipal de Lisboa à embaixada russa.

As críticas da socialista surgiram depois de o primeiro-ministro ter recusado a ideia de que a Câmara de Lisboa fosse “uma espécie de centro de espionagem do senhor Putin”.

Para Ana Gomes é “incompreensível a desvalorização do crime e violação dos Direitos Humanos por António Costa”. 

“Embora diga que é grave, o mínimo que o primeiro-ministro devia fazer era pedir inquérito criminal para investigar quem quer que tenha decidido introduzir o procedimento na Câmara Municipal de Lisboa e assegurar a proteção das vítimas se estas o pedirem”, atirou a antiga eurodeputada.

Noutro tweet, sobre o Certificado Digital Covid-19, Ana Gomes voltou ao ataque relacionando este tema com o caso da violação da proteção de dados.

“E quem nos garante proteção dos dados pessoais? Que estes não são partilhados com bancos, seguradoras, operadores de saúde privados, com consequências perversas e discriminatórias contra cidadãos? É uma preocupação que a desproteção de dados da Câmara Municipal de Lisboa nada ajuda a dissipar”, vincou a ex-candidata à Presidência da República, citando um tweet do primeiro-ministro sobre o ‘passaporte’ da Covid que entra a vigor no dia 1 de julho e que vai ajudar a “recuperar a nossa liberdade de circulação e impulsionar a recuperação económica”.

Leia Também: "É claro que a Câmara de Lisboa não é um centro de espionagem de Putin"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório