Meteorologia

  • 13 JUNHO 2021
Tempo
23º
MIN 18º MÁX 29º

Edição

BE entrega projeto de lei para proteger pessoas LGBTI de "terapias"

O Bloco de Esquerda entregou hoje no parlamento um projeto de lei para reforçar a proteção das pessoas LGBTI e criminalizar "terapias de conversão sexual", bem como cirurgias em crianças inter-sexo.

BE entrega projeto de lei para proteger pessoas LGBTI de "terapias"

O partido assinalou o Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia e a Transfobia com a apresentação de um diploma que visa punir "qualquer esforço continuado, medida ou procedimento" que vise alterar a orientação sexual, identidade e expressão de género.

A medida implica uma alteração do Código Penal e prevê a proibição do exercício de funções por "crimes contra a autodeterminação sexual e a liberdade sexual".

Na exposição de motivos, o BE recorda que, ao abrigo da Constituição (Artigo 1º), Portugal é "uma república soberana, baseada na dignidade da pessoa humana e na vontade popular e empenhada na construção de uma sociedade livre, justa e solidária".

O projeto de lei prevê que quem publicitar, facilitar, promover ou praticar esforços continuados, medidas ou procedimentos que visem alterar a orientação sexual de outra pessoa, a sua identidade de género ou expressão de género, seja punido "com pena de prisão até três anos ou com pena de multa, se pena mais grave lhe não couber por força de outra disposição legal".

Quem levar a cabo intervenções e tratamentos médico-cirúrgicos contrários à lei ficará sujeito a pena de prisão de dois a 10 anos, "se pena mais grave lhe não couber por força de outra disposição legal", nos ternos do documento que hoje deu entrada na AR.

Leia Também: Portugal sobe na tabela europeia de direitos LGBTI

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório