A líder parlamentar do PAN teceu críticas à ministra da Justiça, esta terça-feira, na sequência da audição da governante na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.
De acordo com Inês Sousa Real, Francisca Van Dunem disse hoje que "um magistrado custa muito dinheiro ao país e que o que temos é um problema de gestão".
Perante a afirmação da governante, a deputada contra-atacou. "Lastimamos ter de repetir: a corrupção custa mesmo muito mais! E uma justiça lenta, que tarda em proteger as vítimas, ainda mais".
A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, admitiu também, durante a audição, a existência de uma "perceção geral de ineficiência" da população em relação ao setor judicial e considerou que muitos processos de grandes dimensões se prolongam por demasiado tempo.
"É inquestionável a persistência de uma perceção geral de ineficiência e de ausência de respostas globais adequadas, perceção essa claramente alimentada por processos mediatizados, normalmente processos penais de grandes dimensões e envolvendo figuras com notoriedade pública. Muitos desses processos têm, de facto, tempos de vida socialmente insuportáveis, numa era em que a verdade se tornou instantânea", afirmou.
Leia Também: Francisca Van Dunem assume "perceção geral de ineficiência" da Justiça