Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

"As escolas têm feito a sua parte. Agora, precisam de mais"

Catarina Martins assinalou o regresso às aulas com uma visita a uma escola de Loures.

"As escolas têm feito a sua parte. Agora, precisam de mais"
Notícias ao Minuto

11:05 - 05/04/21 por Notícias ao Minuto

Política Catarina Martins

A líder do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, assinalou o regresso às aulas presenciais e o arranque do 3.º período letivo, com uma visita ao Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide, concelho de Loures, distrito de Lisboa.

Após visitar as instalações do estabelecimento de ensino a coordenadora do BE salientou que as "escolas têm feito a sua parte. Agora, precisam de mais", referindo-se, claramente, aos apoios do Governo à comunidade escolar.

"Um enorme agradecimento à forma como a comunidade escolar tem aguentado este ano letivo e o ano letivo passado. Foi um trabalho extraordinário e um envolvimento extraordinário de professores, estudantes e das suas famílias para que isto fosse possível e têm-no feito com muito pouco apoio", reiterou Catarina Martins, deixando um apelo ao primeiro-ministro, António Costa.

"Que este agradecimento seja concretizado na contratação rápida de mais gente para as escolas. Precisamos de um concurso extraordinário de professores que permita às escolas ter condições para recuperar as aprendizagens, mas precisamos também de muitos outros profissionais que são essenciais à comunidade escolar, à sua recuperação, até à recuperação dos índices de saúde mental", realçou a deputada do BE.

Segundo Catarina Martins, são necessários "muito mais funcionários" nas escolas, lembrando as palavras do diretor do agrupamento, Nuno Reis, que explicou que bares, papelaria e vigilância são serviços afetados pela falta de assistentes operacionais.

"As escolas têm feito a sua parte e como a têm feito e precisam agora de meios. Que estes meios cheguem e que não cheguem tarde de mais", apelou.

A coordenadora do BE deu ainda outro exemplo daquilo que considera os atrasos na chegada daquilo que as escolas precisam.

"Quando estávamos aqui a chegar, subimos as escadas, passámos por uma série de caixotes. Aqueles caixotes estão cheios dos computadores que chegaram agora para o ensino à distância, no momento em que o ensino presencial reabre porque se agiu tarde demais", criticou.

Recorde-se que, esta segunda-feira, dia 5 de abril, arranca o 3.º período letivo, e que este coincide com o regresso às aulas presencias dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, após quase três meses de ensino à distância, devido à Covid-19.

Leia Também: AO MINUTO: Portugal dá hoje 2.º passo. Ensino presencial "insubstituível"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório