Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 22º

AO MINUTO: Continente com Rt de 1; Regresso à escola é "virar de página"

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Continente com Rt de 1; Regresso à escola é "virar de página"
Notícias ao Minuto

07:45 - 05/04/21 por Melissa Lopes

Mundo Pandemia

Portugal inicia hoje a segunda fase do desconfinamento. Alunos dos 2.º e 3.º ciclos retomam as aulas presenciais, os centros de dia, os ginásios, os equipamentos para deficientes e as esplanadas reabrem.

Este segundo passo é dado numa altura em que o índice de transmissibilidade (Rt) continua a subir, tendo já ultrapassado a barreira definida pelo Governo no Continente.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) e Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) indicam, no relatório das 'linhas vermelhas', que o Rt tem vindo a aumentar desde meados de fevereiro.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

15h50 - Boa tarde. Continue a acompanhar o desenrolar dos acontecimentos relacionados com a pandemia aqui. 

15h35 - Portugal apresenta hoje uma média de novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2 por milhão de habitantes nos últimos sete dias de 41,02, ligeiramente superior à da semana passada, mas muito longe dos países em pior situação.

15h20 - O município de Oliveira do Bairro concluiu a primeira fase da testagem a todas as crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo com zero casos positivos de covid-19, anunciou hoje a autarquia.

15h00 - Uma idosa de 85 anos aproveitou o facto de ter sido chamada, no México, para receber a vacina contra a Covid-19, para denunciar a situação de violência em que vivia. Leia a história completa aqui. 

14h40 - A pandemia do novo coronavírus superou os 131 milhões de casos de infeção a nível mundial, com mais de 500 mil novos contágios nas últimas 24 horas, indicou hoje o balanço da France-Presse (AFP).

14h20 - Há 26 concelhos acima do limite de novos casos. O  o concelho onde a situação é mais grave é o de Machico, com uma incidência de 500 casos por por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. Consulte aqui a situação do seu

14h05 - Acaba de ser divulgado pela DGS o relatório epidemiológico das 24 horas e que dá conta de mais 159 novos casos (o número diário mais baixo desde 24 de agosto) e seis óbitos (dois no Norte, dois no Centro e dois na região de Lisboa)

No que diz respeito ao Índice de Transmissão (Rt), e tal como adiantou ontem o comentador da SIC, Marques Mendes, o Rt está em 1 no continente (na última atualização estava em 0,97) e em Portugal também subiu de 0,97 na sexta-feira dia 2 para 0,98.

Notícias ao Minuto Dados da incidência e do Rt hoje atualizados pela DGS© DGS  

Há ainda a reporta mais 321 recuperados (780.643 no total), e uma ligeira subida nos internamentos (mais 19), estando agora 536 pessoas hospitalizadas, das quais 112 em unidades de Cuidados Intensivos (menos cinco em relação à véspera).

13h33 - Número de infetados no Irão atinge valor máximo dos últimos quatro meses. Nas últimas 24 horas, foram identificados 13.890 novos casos confirmados em centros de testes de todo o país, disse a porta-voz do ministério Sima Sadat Lari.

13h25 - Primeiras vacinas chegam a Timor-Leste. 24 mil doses da vacina da AstraZeneca chegaram hoje a Díli, onde foram recebidas com aplausos e com cerimónias religiosas e tradicionais timorenses

13h07 - Facebook lança em África campanha contra a desinformação. "Hoje, em vários países africanos, o Facebook está a lançar uma nova campanha em parceria com a OMS intitulada 'Juntos contra a desinformação Covid-19'", adiantou em comunicado a empresa de Mark Zuckerberg

13h00 - Casos de infeção no mundo superam os 131 milhões. EUA seguem 'na frente'. Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 6.657 óbitos e 519.076 novos casos da doença Covid-19 em todo o mundo, segundo o balanço da France-Presse (AFP).

Os países que registaram mais mortes nas últimas 24 horas foram, e de acordo com os respetivos balanços nacionais, o Brasil com 1.240 óbitos, a Índia (478) e a Rússia (343).

12h40 - Questionado sobre uma eventual quarta vaga da pandemia no país, e sobre se o plano de desconfinamento tem condições para ser cumprido, Marcelo Rebelo de Sousa vincou tratar-se de "um esforço" diário.

"É um esforço todos os dias o do  combate à pandemia e o da recuperação e reconstrução económica e social, de todos. E todos os portugueses têm feito um esforço. Fizeram em confinamento e estão a fazer em desconfinamento. Fizeram antes da semana da Páscoa, na semana da Páscoa, e vão fazer nas próximas semanas, respeitando as regras de saúde pública", disse. 

"Portanto, isto é feito dia a dia permanentemente. Nós todos queremos que o processo de reabertura das escolas, da atividade económica e da sociedade continue. Passa pelo comportamento de todos, em particular no mês de abril, porque é neste mês que se consolida o processo de desconfinamento. Se correr bem, quando chegarmos a maio, depois a junho, já teremos ultrapassado o programa de desconfinamento. É o que desejamos. Nenhum de nós deseja voltar para trás, mas olhar para a frente significa todos ajudarem", reforçou. 

12h30 - Ao lado do ministro da Educação numa visita a uma escola de Lisboa, Marcelo disse que o dia de hoje, em que o 2.º e 3.º ciclos retomam o ensino presencial, "é um dia histórico".

"É um virar de página que se espera sem recuo, o que é bom para todos: famílias, professores, todos os que trabalham na comunidade educativa. Mas é sobretudo bom para as crianças e jovens do nosso país. É completamente diferente do ensino à distância do ensino presencial", destacou o Presidente. 

O Chefe de Estado aproveitou para deixar um apelo a todos: "Peço a todos os portugueses que engrenem neste esforço nacional de todos para todos para que seja possível que o dia 19 [de abril, a terceira fase do plano de desconfinamento] mais de 1.5 milhão de alunos [possam retomar as as aulas presenciais] e que isto seja o retrato de um país que vai regressando ao que é possível da sua vida normal. Num dia tão bonito, isto corresponde a uma nova primavera".

Terminando o discurso, o Presidente da República frisou que ele e o ministro estão ali para dizer simbolicamente que "este é um esforço conjunto, acreditando que é uma abertura para o futuro". "Estamos hoje a construir futuro. Isso numa escola é o melhor que se pode desejar", finalizou Marcelo.

Notícias ao Minuto Marcelo na reabertura do ensino presencial dos alunos do 5.º ao 9.º ano© Getty Images  

12h20 - "Hoje é um dia especial. É um dia em que reiniciamos o 3.º período e em que o 2.º e 3.º ciclos reiniciam as aulas presenciais", começou por referir Tiago Brandão Rodrigues no discurso durante a visita à Escola Básica Francisco Arruda, em Lisboa.

12h10 - As medidas excecionais de apoio à economia e resposta à pandemia penalizaram o défice em 1,9% do PIB em 2020 em contas nacionais, agravando o saldo orçamental em 3.800 milhões de euros, segundo um relatório da UTAO.

11h50 - Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, três novos casos de covid-19, todos em São Miguel, no concelho do Nordeste, e nove doentes permanecem internados na maior ilha açoriana.

11h40 - As autoridades timorenses anunciaram hoje terem registado 52 novos casos de infeção com o SARS-CoV-2 em Díli durante o fim de semana, a quase totalidade assintomáticos.

11h30 - Investigadores da Universidade de Stanford anunciaram, este sábado, ter identificado pelo menos um caso da nova variante da Índia na Califórnia, nos EUA. Este será o primeiro caso no país.

11h00 - Catarina Martins assinalou o regresso ao ensino presencial do 2.º e 3.º ciclos com uma visita a uma escola de Loures. Em declarações aos jornalistas, a coordenadora do Bloco de Esquerda afirmou que "as escolas têm feito a sua parte" e reclamou mais apoios à comunidade escolar. 

10h50 - Apesar de o Brasil estar a viver a pior fase da pandemia, as festas ilegais continuam. Este domingo, as autoridades brasileiras interromperam uma festa em São Paulo que reunia quase 100 pessoas.  O evento foi convocado nas redes sociais, inclusivamente com venda de entradas. De acordo com o noticiado pelo G1, o local da festa era pouco arejado e cerca de metade dos participantes não usavam máscara. Além disso, partilhavam 'shisha'. 

10h40 - África registou mais 379 mortos devido à covid-19 nas últimas 24 horas, para um total de 113.848, e 16.225 novos casos, segundo os dados oficiais sobre a pandemia na região

10h35- Algarve: O Comando-local da Polícia Marítima de Olhão terminou durante a madrugada de hoje, cerca das 3h30, com ajuntamento de 10 pessoas numa residência na ilha da Culatra, que se encontravam em ambiente festivo e a consumir bebidas alcoólicas.

10h00 - Pandemia é "oportunidade" para replanear cuidados de quem vive em lares. Investigadores do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS) concluíram, num estudo que envolveu 784 profissionais, que a pandemia é uma "oportunidade única" para redefinir prioridades e replanear os cuidados prestados aos que residem em lares. 

9h30 - Toda a gente em Inglaterra vai poder fazer teste à Covid-19 duas vezes por semana a partir da próxima sexta-feira, noticia a BBC. Os testes rápidos serão oferecidos à população e estarão disponíveis em farmácias, centros de testagem ou mesmo enviados pelo correio. A medida faz parte da nova campanha de testagem do país.

9h10 - Mário Nogueira vincou, na manhã desta segunda-feira, a importância do regresso ao ensino presencial "com algumas condições melhores do ponto de vista da segurança", referindo-se à testagem e vacinação dos docentes e não docentes.

"É muito importante [regressar às salas de aula] porque ensino presencial é insubstituível", disse, assinalando o "esforço enorme" feito por professores, pais e alunos para que o ensino à distância funcionasse da melhor forma possível.  Regressar hoje ao ensino presencial é "um passo mais para que pelo menos este ano não assistamos a mais prejuízos nas aprendizagem dos alunos", sublinhou o dirigente da Fenprof, esperando que seja possível até ao final do ano "manter a normalidade possível", ou seja, "ficar até ao final do ano letivo em ensino presencial".

Mário Nogueira, que destacou como pontos positivos a testagem e a vacinação dos profissionais escolares, criticou o Governo por "teimosamente" não permitir que turmas mais lotadas possam ser divididas para manter o distanciamento nas salas de aula.

Quanto à desinfeção, "era importante que, neste início de período, as escolas já tivessem dotadas de profissionais para garantir essa limpeza" que o contexto pandémico exige, apontou em declarações à SIC Notícias.

8h45 - As primeiras 24 mil doses da vacina da AstraZeneca que vão ser usadas em Timor-Leste para o combate à covid-19 chegaram hoje a Díli, onde foram recebidas com aplausos e com cerimónias religiosas e tradicionais timorenses.

8h40 - "Se a tendência perigosa de nacionalismo e acumulação de vacinas nos países mais ricos continuar, isso poderá atrasar uma recuperação global", avisa o secretário-geral da ONU, António Guterres, defendendo que "devemos garantir que as vacinas estejam disponíveis e acessíveis a todos o mais rápido possível".

8h25 - No dia em que 2.º e 3.º ciclos retomam o ensino presencial, a Direção-Geral de Saúde lança um manual para ajudar os pais a escolherem lanches saudáveis para os filhos levarem para a escola.  A autoridade de saúde admite que o confinamento possa ter prejudicado o combate à obesidade infantil. 

8h10 - Habitação: Cerca de um quarto das recusas dos pedidos de apoio para pagamento de renda habitacional pelo Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) deveu-se à falta de um contrato de arrendamento válido, segundo dados do Governo. 

8h05 - Turismo na Tailândia: Vacinação em massa na ilha de Phuket (na Tailândia) que pretende vacinar 460 mil pessoas até ao dia 1 de julho, altura em que os turistas vacinados deixarão de ter de fazer quarentena. “Se conseguirmos imunidade para 70-80% da população da ilha, podemos receber turistas estrangeiros que foram vacinados sem a necessidade de quarentena”, disse o vice-governador de Phuket, Piyapong Choowong, à Reuters. O país pretende assim reerguer o setor do turismo que foi devastado pela pandemia.

7h55 - Os alunos dos 2.º e 3.º ciclos retomam hoje as aulas presenciais, no âmbito da segunda fase do plano de desconfinamento do país devido à pandemia, que prevê também a reabertura de centros de dia, equipamentos para deficientes e esplanadas.

7h50 - Os Estados Unidos registaram 215 mortes devido à covid-19 nas últimas 24 horas, além de 36.699 novos casos, indicou no domingo a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

7h45 - O México registou 136 mortes devido à covid-19 e 1.263 casos da doença nas últimas 24 horas, disseram no domingo as autoridades mexicanas.

7h20 - A Índia registou 478 mortos devido à covid-19 e 103.558 casos da doença nas últimas 24 horas, um novo máximo desde o início da pandemia, com o país a viver uma segunda vaga.

7h10 - Alemanha ultrapassa as 77 mil vítimas mortais da pandemia. Alemanha começa a semana com o registo de mais 50 mortes e 8.497 infetados por Covid-19. Em termos acumulados, o país soma agora um total de 77.013 mortes e 2893883 infetados desde o início da pandemia.

7h00- Bom dia! Iniciamos aqui o acompanhamento AO MINUTO desta segunda-feira, dia em que o país dá o segundo passo no plano de desconfinamento.

Recorde aqui as incidências que marcaram o dia de ontem.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório