Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

"É uma honra votar para escolher a ou o Presidente dos portugueses"

António Costa já exerceu o direito ao voto nas eleições Presidenciais deste domingo.

"É uma honra votar para escolher a ou o Presidente dos portugueses"
Notícias ao Minuto

15:49 - 24/01/21 por Melissa Lopes

Política Presidenciais

O primeiro-ministro, António Costa, já votou nas eleições Presidenciais. Depois de ter usado o Twitter para apelar à participação dos portugueses (com as devidas regras de segurança sanitárias), o chefe do Executivo recorreu novamente às redes sociais para partilhar o momento em que o próprio exerceu o seu direito ao voto, hoje, em Lisboa. 

"Homenageamos os que lutaram para instalar a República e para que o voto para a escolha do Presidente da República fosse livre, democrático e diretamente exercido pelos cidadãos", disse, frisando ser "uma honra poder votar para escolher quem será a Presidente ou o Presidente dos portugueses". 

O primeiro-ministro aproveitou para renovar o apelo ao voto. "É nosso dever participar", sublinhou, deixando um agradecimento especial a todos aqueles que estão nas mesas de voto: "Agradeço em particular, aos milhares de pessoas que sacrificam o seu domingo para estarem nas mesas de voto, a assegurar o funcionamento deste ato eleitoral, garantindo todas as condições de segurança a quem quer ir votar".

António Costa votou pelas 12h45 e demorou cerca de 30 minutos até conseguir exercer o direito de voto na secção 13. 

Portugal elege hoje o 20.º Presidente da República e o sexto em democracia. Para o sufrágio estão inscritos 10.865.010 eleitores, mais 1.208.536 do que nas eleições presidenciais de 2016.

Os sete candidatos aparecem no boletim de voto pela seguinte ordem: Marisa Matias (apoiada pelo Bloco de Esquerda), Marcelo Rebelo de Sousa (PSD e CDS/PP), Tiago Mayan Gonçalves (Iniciativa Liberal), André Ventura (Chega), Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans, João Ferreira (PCP e PEV) e a militante do PS Ana Gomes (PAN e Livre).

As assembleias de voto para as eleições presidenciais abriram às 08h00 em Portugal Continental e na Madeira, encerrando às 19h00. Nos Açores abriram e encerram uma hora mais tarde devido à diferença horária.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório