Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

CNE considera injustas críticas de Ferro sobre campanha para voto

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) considerou hoje injustas as críticas que lhe foram feitas pelo presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, sobre a campanha publicitária para que os portugueses votem nas eleições presidenciais de domingo.

CNE considera injustas críticas de Ferro sobre campanha para voto
Notícias ao Minuto

13:23 - 23/01/21 por Lusa

Política Presidenciais

Numa entrevista que concedeu ao Pod cast do PS, intitulado 'Política com Palavra', o presidente da Assembleia da República classificou como insuficiente a promoção das eleições presidenciais por parte da CNE.

Em conferência de imprensa, no parlamento, o secretário da Comissão Executiva da CNE, João Almeida, começou por referir que "essa foi uma opinião da segunda figura do Estado" português "e que é respeitável".

"Mas não sentimos que essa crítica faça justiça ao esforço que a CNE fez. A CNE é constituída por cidadãos que não são profissionais de nada, tem serviços minúsculos (11 pessoas) e conseguiu pôr de pé uma campanha abrangendo os órgãos de comunicação social para que tinha recursos financeiros para poder pagar as inserções de publicidade", respondeu.

João Almeida apontou que a CNE "apoiou a ação de particulares que tentaram apelar à participação eleitoral".

"A CNE rege-se pela lei e a lei dá-lhe uma missão específica: Compete à comissão esclarecer os cidadãos sobre a importância da eleição e o que fazem os órgãos colocados a sufrágio, e dizer-lhes como votam. Para além disto, a CNE também sabe que ajuda a mobilizar os cidadãos e ainda inclui apelos diretos ao voto", especificou João Almeida.

O secretário da Comissão Executiva da CNE deixou depois o seguinte recado: "Mais a comissão não pôde fazer" nas atuais circunstâncias.

"Pode ser que numa outra ocasião mais o possa fazer", acrescentou.

Leia Também: Ferro Rodrigues admite "perplexidade" quanto a aspetos de gestão da crise

Recomendados para si

;
Campo obrigatório