Meteorologia

  • 24 MAIO 2022
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 20º

540 animais abatidos na Azambuja. “Matar por regozijo é desumano"

PAN reage a montaria realizada na quinta da Torre da Bela, em Aveiras de Cima.

540 animais abatidos na Azambuja. “Matar por regozijo é desumano"
Notícias ao Minuto

17:32 - 21/12/20 por Notícias ao Minuto

Política Caça

Cerca de 540 animais foram abatidos durante uma montaria, realizada, alegadamente, no dia 17 de dezembro, na Quinta da Torre Bela, em Aveiras de Cima, concelho da Azambuja, e onde terão participado 16 caçadores.

As imagens da caçada, que terá sido promovida por uma empresa espanhola, foram partilhadas nas redes sociais e estão a gerar grande tumulto. Entre as reações de revolta pela morte de centenas de veados e javalis está uma declaração do PAN, partilhada na página de Facebook do partido.

Numa publicação intitulada ‘Matança em montaria na Azambuja’, o PAN começa por salientar que “matar por regozijo e desporto é desumano” e reitera a defesa de uma regulamentação apertada para o setor da caça “decorrente dos impactos negativos para a biodiversidade, proteção e bem-estar animal”, que, segundo o partido, “tem sido sistematicamente rejeitada”.

Sobre a montaria em questão, o PAN pretende saber o que levou à autorização da mesma, “numa zona de grande sensibilidade ecológica, envolta em polémica, onde inclusivamente está prevista a instalação de uma central fotovoltaica com 775 hectares e cujo Estudo de Impacte Ambiental (EIA) encontra-se em fase de consulta pública até 20 de janeiro de 2021”.

Já numa nota de impresa enviada ao Notícias ao Minuto, o PAN garante que já questionou o Governo, sobre esta questão, através do Ministério do Ambiente e Ação Climática, liderado por João Pedro Matos Fernandes, "com vista a apurar o que levou à autorização desta montaria, numa zona de grande sensibilidade ecológica, envolta em polémica, para onde está, inclusivamente, prevista a instalação de uma central fotovoltaica com 775 hectares e cujo Estudo de Impacte Ambiental (EIA) encontra-se ainda em fase de consulta pública até 20 de janeiro de 2021. Para além disso, o PAN requereu também hoje [segunda-feira] uma audição ao Ministro do Ambiente com carácter de urgência para esclarecer esta situação".

[Notícia atualizada às 17h52]

Leia Também: Animais em presépios? "Não é aceitável e é completamente desnecessário"

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório