Meteorologia

  • 26 JANEIRO 2021
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 19º

Edição

Joaquim Rocha Afonso eleito presidente do partido 'Nós, Cidadãos!'

O investigador Joaquim Rocha Afonso foi eleito sábado presidente do Nós, Cidadãos! para um mandato de três anos, anunciou hoje o partido, em comunicado.

Joaquim Rocha Afonso eleito presidente do partido 'Nós, Cidadãos!'
Notícias ao Minuto

17:21 - 19/11/20 por Lusa

Política Partidos

"Com a maioria dos militantes e simpatizantes a participar no congresso via online, de forma a respeitar as medidas do Estado de Emergência", o partido elegeu no passado sábado, em Portalegre, "os órgãos dirigentes do Nós, Cidadãos! para o triénio 2020/2023", refere uma nota oficial.

O presidente eleito, Joaquim Rocha Afonso, investigador de profissão, substitui no cargo o fundador do partido, Mendo Castro Henriques, tendo sido já mandatário nacional para o ambiente da candidatura à presidência da República de Fernando Nobre, mandatário de Paulo Morais para a área de Segurança e Ambiente em 2016, cabeça de lista por Bragança em 2015 e secretário-geral em 2019 do Nós, Cidadãos!.

A lista mais votada em congresso foi a 'A', que apresentou a moção "A União dos Movimentos de Cidadãos e o Futuro de Portugal", que defende "a consolidação da matriz do Nós, Cidadãos!, cinco anos após a sua fundação, enquanto plataforma agregadora de movimentos de cidadania e cidadãos independentes". 

"Assumindo-se como plataforma política natural de todos os movimentos independentes a nível autárquico, o partido pretende focar-se nas próximas eleições autárquicas agregando candidaturas independentes a par de uma coligação alargada com vários partidos sem representação parlamentar", pode ler-se no comunicado.

Entre as bandeiras do partido, registado no Tribunal Constitucional em 2015, está a defesa de "um novo sistema político e eleitoral", a aposta no "crescimento demográfico e numa maior coesão social" e a "valorização da interioridade" com uma maior coesão territorial. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório