Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Açores: Líder do CDS diz que partido corresponderá à "vontade de mudança"

O líder do CDS-PP afirmou no domingo que os órgãos regionais do partido saberão "ler a vontade de mudança" que os eleitores açorianos expressaram nas urnas, mas sem clarificar se poderá contribuir para uma maioria do PS.

Açores: Líder do CDS diz que partido corresponderá à "vontade de mudança"
Notícias ao Minuto

06:38 - 26/10/20 por Lusa

Política Açores

"O CDS foi um partido determinante para tirar a maioria absoluta ao PS e é um partido fundamental e insubstituível para a mudança que os Açores precisam. O CDS-PP é a direita que soma e não que fratura e divide, vai estar certamente à altura das suas responsabilidades e os órgãos regionais do partido saberão ler a vontade de mudança que os açorianos expressaram", afirmou Francisco Rodrigues dos Santos em declarações aos jornalistas na sede nacional do partido, em Lisboa.

Questionado se o CDS-PP está disponível para viabilizar uma solução governativa do PS ou se defende uma coligação à direita, Rodrigues dos Santos não foi claro na resposta.

"Nós seremos uma direita que vai acrescentar e somar, mas não dividir e fraturar o nosso espetro político. Os açorianos preferiram esta mudança, remeto esta reflexão sobre este sentido de mudança par aos órgãos regionais do CDS-PP, que saberão bem interpretá-lo", disse.

Questionado se os eleitores do CDS-PP compreenderiam que o partido se pudesse aliar ao PS nos Açores quando é oposição aos socialistas a nível nacional, Rodrigues dos Santos repetiu ter confiança na forma como os órgãos regionais vão iniciar "um ciclo de conversações para expressar este sentido de mudança".

"Eu sou um homem de direita e hoje acredito que a direita serena, dos valores, deu uma grande lição ao país", afirmou.

O PS ficou a quatro deputados de repetir a maioria absoluta nas eleições regionais dos Açores, elegendo 25 parlamentares.

O CDS-PP elegeu três deputados em listas próprias (menos um do que há quatro anos), a que o líder nacional somou mais um em coligação com o PPM.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório