Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

Tentativa de "denegrir" programa mostra "vazio de propostas" do PS/Açores

O presidente do PSD/Açores, José Manuel Bolieiro, disse hoje que a tentativa do PS de "denegrir" as propostas sociais-democratas demonstra que os socialistas têm um "vazio de propostas", salientando que as políticas preconizadas pelos sociais-democratas estão fundamentadas.

Tentativa de "denegrir" programa mostra "vazio de propostas" do PS/Açores
Notícias ao Minuto

21:44 - 17/10/20 por Lusa

Política Eleições Açores

"Quem tem um vazio de propostas está limitado à sua capacidade de apreciação às propostas dos outros. Tentar denegrir as propostas do PSD é sobretudo uma revelação de quem não tem capacidade de apresentar coisa nova", afirmou Bolieiro, candidato pelo círculo de São Miguel às regionais de 25 de outubro.

O presidente do PSD/Açores falava hoje aos jornalistas, após uma reunião na Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, acompanhado pelo eurodeputado Paulo Rangel, no âmbito da campanha eleitoral.

Bolieiro reagia às críticas do presidente do PS/Açores, Vasco Cordeiro, que disse hoje que as "contradições" já demonstradas pelo PSD evidenciam a "fragilidade" do seu projeto político.

Segundo o líder social-democrata, as declarações de Vasco Cordeiro demonstram que o PS "não tem ideias" e por isso procura "menorizar sem razão as propostas alternativas que o PSD apresenta, que estão fundamentadas e que incomodam pela sua capacidade inovadora".

"O doutor Vasco cordeiro não é apenas candidato, é recandidato. Tem responsabilidades pelo futuro e, sobretudo, tem muitas responsabilidades pelo passado. E, por isso o estado da arte que temos hoje é de muitos insucessos pela incapacidade de renovação e inovação", apontou.

O dia de campanha do PSD/Açores começou com uma ação de rua no centro da Ribeira Grande, onde Bolieiro se fez acompanhar pelo eurodeputado Paulo Rangel e pelo presidente da câmara e antecessor na liderança do partido, Alexandre Gaudêncio.

"Estando aqui o doutor Paulo Rangel, fica a firme certeza do nosso entendimento, da nossa definição de prioridades, do nosso relacionamento para a defesa dos interesses dos Açores", disse Bolieiro, que também comentou a ausência de António Costa na campanha socialista: "Estão de costas voltadas uns para os outros".

Após percorrer as ruas do concelho da costa norte da ilha, a comitiva social-democrata reuniu-se com a direção da Associação Agrícola de São Miguel, tendo Bolieiro afirmado que o projeto do PSD dá "enorme prioridade à capacidade produtiva" da região e reconhece a "importância da agropecuária" na economia regional.

Depois da reunião com o reitor da Universidade dos Açores, o líder do PSD/Açores criticou o "limbo" em que se encontra a academia açoriana no "acesso aos fundos comunitários", defendendo um reforço do financiamento regional.

Já Paulo Rangel realçou que o PSD é a "única" força política no Parlamento Europeu com um "gabinete permanente a defender os Açores" e alertou para a necessidade de "retirar os Açores do abafamento" socialista.

"Neste momento os Açores são uma sociedade abafada. O PS de Vasco Cordeiro abafa os Açores, é preciso fazer os Açores respirar e só há uma candidatura, um candidato, capaz de libertar e fazer respirar os Açores. Esse candidato é José Manuel Bolieiro, do PSD", afirmou.

O eurodeputado realçou que haverá "perdas" quanto aos fundos comunitários para a agricultura açoriana devido aos "desentendimentos" entre os executivos regional e nacional, e considerou que a Universidade dos Açores "não tem tido um apoio regional".

Há 13 forças políticas candidatas aos 57 lugares da Assembleia Legislativa Regional.

No arquipélago, onde o PS governa há 24 anos, existe um círculo por cada uma das nove ilhas e um círculo de compensação, que reúne os votos não aproveitados para a eleição de parlamentares nos círculos de ilha.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório