Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Vereadores do PSD acusam Câmara de Sintra de ser "incompetente"

Os vereadores do PSD na Câmara de Sintra, no distrito de Lisboa, acusaram hoje o município, presidido por Basílio Horta (PS), de cobrar impostos em demasia ao munícipes e de ser "incompetente" para realizar investimento a seu favor.

Vereadores do PSD acusam Câmara de Sintra de ser "incompetente"
Notícias ao Minuto

20:30 - 09/10/20 por Lusa

Política PSD

Num comunicado assinado pelos dois vereadores do PSD que integram a coligação "Juntos pelos Sintrenses" (PSD/CDS-PP/MPT e PPM), Marco Almeida e Andreia Bernardo consideram que, apresentadas as contas relativas ao primeiro semestre deste ano, a proposta de impostos municipais para 2021 e as contas dos SMAS, "ficou claro que a Câmara de Sintra é eficaz a cobrar e incompetente a realizar investimento a favor dos munícipes".

Marco Almeida aponta que a autarquia "fez menos de um quinto do que planeou", lembrando que foi aprovado um orçamento de 241 milhões de euros.

"No segundo maior município do país, é inaceitável uma taxa de execução de 19,1% nos primeiros meses de vigência do orçamento face à carência de infraestruturas de apoio às nossas comunidades, aos serviços públicos municipais e centrais, bem como à necessidade de apoio às famílias, associações e empresas que o tempo da pandemia impõe", realça o vereador social democrata.

Marco Almeida acusa Basílio Horta de "falta de liderança política e estratégica" e afirma que a câmara está "mais preocupada com a imagem do presidente" do que "centrada na resolução dos problemas concretos dos sintrenses", concluindo que "é tempo de inverter opções".

"Este tem de ser o momento de aplicar as receitas municipais ao serviço das carências das nossas comunidades e não persistir na obsessão do dinheiro nos bancos", salienta Marco Almeida.

"Com a folga orçamental de que a CMS dispõe, a par da previsibilidade do crescimento da receita, nada justifica que o desenvolvimento do concelho esteja bloqueado e que se aguarde solução para a superação dos seus problemas concretos, como a eficiente recolha do lixo, a qualificação do espaço público, a renovação dos equipamentos de apoio ao bem estar das nossas comunidades, a realização de melhorias nos sistemas de apoio à mobilidade, incluindo a desastrosa prestação do serviço de transportes públicos ou a precária prestação de cuidados de saúde", resume o vereador do PSD.

Sobre os impostos municipais para 2021, a coligação "Juntos pelos Sintrenses" defende que "o lançamento dos impostos corresponde a uma opção política que tem de ser alicerçada na visão estratégica de desenvolvimento do concelho nas suas múltiplas vertentes".

Assim, os vereadores indicados pelo PSD consideram que a descida de impostos, pelo princípio da equidade, devia abranger todos os contribuintes e ser superior à verba que a câmara prescinde ao baixar apenas o IMI em três pontos percentuais, como anunciado recentemente.

"Uma autarquia que tem o brutal montante de 185 milhões de euros depositado nos diferentes bancos, a par da baixa execução orçamental, apenas compromete o interesse dos munícipes e falha no desígnio primordial do seu compromisso de serviço público: cuidar dos sintrenses", lê-se no comunicado enviado às redações.

Sobre o Serviço Municipalizado de Água e Saneamento de Sintra (SMAS) e a apreciação das suas contas, os dois vereadores manifestam "profunda preocupação" pelos resultados financeiros da instituição.

"A apreciação dos documentos relativos aos SMAS e à sua atividade no primeiro semestre de 2020 merece da nossa parte profunda preocupação. O resultado negativo de 3,545 milhões de euros, contra um saldo positivo de 414 mil euros no período homólogo de 2019, revela ausência de estratégia para a gestão de um serviço vital para as comunidades sintrenses", acrescentam.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório