Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

BE reclama obras urgentes no Centro de Saúde de Albergaria-a-Velha

O Bloco de Esquerda (BE) revelou hoje que questionou o governo sobre a situação do Centro de Saúde de Albergaria-a-Velha que, apesar de sucessivos alertas, continua sem uma intervenção de fundo para acabar com as infiltrações.

BE reclama obras urgentes no Centro de Saúde de Albergaria-a-Velha
Notícias ao Minuto

16:00 - 29/09/20 por Lusa

Política Albergaria-a-Velha

"Aproxima-se mais um inverno, que será mais difícil do que nunca por causa da pandemia de covid-19, e o centro de saúde não teve nenhuma intervenção de fundo, nem se sabe se e quando a terá", lamenta o BE em comunicado.

Os bloquistas alertam que, "caso se repitam as chuvas de 2019, o edifício fica sem quaisquer condições para responder às necessidades dos utentes e garantir a segurança dos profissionais que ali trabalham", tendo já questionado o governo sobre a situação.

O BE recorda que, em outubro de 2019, o Centro de Saúde de Albergaria-a-Velha foi encerrado pela proteção civil por falta de condições de segurança.

"O cancelamento da atividade assistencial programada e da recolha de sangue que ali decorria deveu-se ao facto de chover intensamente dentro das instalações, nomeadamente junto do quadro elétrico", descreve o BE.

Na altura, o BE voltou a questionar o Governo sobre a necessidade de intervir na infraestrutura deste centro de saúde", lembra.

Um ano depois, "continua tudo na mesma", apesar de o governo ter respondido na ocasião que "no que diz especificamente respeito ao Centro de Saúde de Albergaria-a-Velha, a ARS Centro elaborou um estudo de arquitetura para a requalificação do edifício, que foi estimada em 850 mil euros".

Na ocasião o governo informou ainda que "a autarquia tem em sua posse o estudo, com o objetivo de identificar uma solução, em termos de financiamento, que passará pela submissão de candidatura, no âmbito da reprogramação do programa Centro 2020 ou de outra linha de financiamento".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório