Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

"Faz todo o sentido fazer a Festa do Avante!", defende Medina

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa considerou que todas as atividades devem, gradualmente, adaptar-se ao contexto pandémico.

"Faz todo o sentido fazer a Festa do Avante!", defende Medina
Notícias ao Minuto

22:31 - 31/08/20 por Mafalda Tello Silva

Política Avante!

Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, defendeu, esta segunda-feira, a realização da Festa do Avante! "no estrito cumprimento das regras de segurança" sanitária impostas pela Direção-Geral da Saúde (DGS). 

"Faz todo o sentido fazer a Festa do Avante!", começou por considerar o socialista, no seu espaço de comentário semanal na TVI24.

Sublinhando que o novo vírus "veio para ficar", Medina apontou que o país deve progressivamente adaptar "todas as atividades ao contexto de pandemia", considerando que o confinamento demonstrou ter uma eficácia limitada quanto ao combate da propagação da doença e que arrecada consequências económicas.

Para o autarca, o evento comunista deve ser encarado como outra atividade que regressa em tempos de Covid-19, a par da reabertura "dos espaços comerciais, das salas de espectáculo, feiras do livro ou da praia. 

Confrontado com um rol de setores que ainda não retomaram atividade como os estádios de futebol, festivais ou discotecas, Medina reiterou que se deve ir "adaptando as várias atividades" e que a Festa do Avante!, como outros eventos, "fazem todo o sentido acontecer desde que se definam e sejam cumpridas regras de segurança de acordo com as orientações que a DGS emite".

Ainda sobre o evento, o presidente da capital alertou que, tratando-se de um certame organizado por um partido político, a Festa do Avante! "tem na Constituição e na Lei uma salvaguarda especial decorrente do próprio funcionamento da nossa sociedade democrática". 

Mais, para Medina, as críticas apontadas ao PCP devido ao evento foram para além do razoável por parte de "vários agentes políticos", mas, sobretudo, do lado da família social-democrata: "Se percebo o receio de muitas pessoas, não compreendo e não aceito os pronunciamentos políticos que manifestamente passaram todos os limites do ponto de vista de tentativa do condicionamento da ação do PCP na organização da Festa do Avante!. (...) Rui Rio foi longe de mais", atirou. 

Ainda segundo o autarca, o partido comunista reagiu a estas oposições "com razão" e lembrou que também foi alvo de críticas quando defendeu  a realização do campeonato de futebol da Champions, em Lisboa.

Por fim, Medina desejou que "corra tudo bem e segurança" no Seixal na próxima sexta-feira e saudou o trabalho realizado pela autoridade de saúde e pelo partido liderado por Jerónimo de Sousa: "Elogio a DGS pela qualidade das normas que emitiu relativamente a este evento e à forma como o PCP as acatou". 

A 44.ª edição da Festa do Avante!, que se realiza entre 4 e 6 de setembro, só vai ter lugares sentados nos diversos espetáculos, incluindo no maior e principal palco denominado 25 de Abril, segundo o Plano de Contingência esta segunda-feira divulgado pelo PCP.

A organização da Festa do Avante! "tem a responsabilidade" de aplicar várias medidas para reduzir o risco de infeção e para a saúde pública por propagação da doença Covid-19 durante o evento, afirma o parecer da DGS esta segunda-feira divulgado.

No seu parecer técnico sobre a realização da Festa do Avante! deste ano, a DGS refere que a tipologia do evento "acarreta diferentes riscos" e a organização "tem a responsabilidade de aplicar medidas de redução de risco e de cumprir, promover e garantir o cumprimento da legislação vigente aplicável, bem como das normas, orientações e recomendações da DGS, durante todo o período de duração do evento, atendendo ao risco existente de infeção por Sars-Cov-2 e ao risco para a saúde pública por propagação da doença Covid-19".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório