Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

PSD-Lisboa. "Condeno o racismo, a xenofobia e as formas de exclusão"

Luís Newton, presidente do PSD-Lisboa, defende que atos de racismo "são intoleráveis seja contra quem forem praticados".

PSD-Lisboa. "Condeno o racismo, a xenofobia e as formas de exclusão"
Notícias ao Minuto

15:59 - 13/08/20 por Filipa Matias Pereira

Política Racismo

"Condeno o racismo, a xenofobia e todas as formas de exclusão em todas as suas vertentes", as palavras são de Luís Newton, presidente do PSD-Lisboa.

Em comunicado enviado às redações, o social-democrata defende que "não podemos permitir que no nosso país se propaguem discursos de ódio e manifestações como as que vimos no sábado em Lisboa, à porta da SOS Racismo".

Radicalismo gera, no entendimento do presidente da concelhia, "radicalismo e vemos cada vez mais discursos populistas e extremistas que produzem ódios e divisões de parte a parte. E não o afirmo porque deputados foram alvo de ameaças. Afirmo-o porque tais atos são intoleráveis seja contra quem forem praticados e estão infelizmente a caminho da normalização. Não o podemos permitir".

É em alturas como estas que "os políticos não podem permitir incertezas". Luís Newton defende igualmente que criticou "a terrível decisão do PS de incluir numa solução de Governo partidos extremistas". Agora, acrescenta, "tenho de ser claro a dizer que o partido fundado por Sá Carneiro jamais em momento algum poderá alimentar sequer a ideia de normalizar estes discursos. Não podemos construir a democracia com quem nela não acredita".

O PSD, pode ainda ler-se, "é um partido que sempre teve como valores não negociáveis o respeito pela Democracia, pela diferença, pela pluralidade e pela dignidade humana". Com efeito, "nunca poderá aceitar ou compactuar com propostas políticas que ponham em causa estes valores. Se considero inaceitável que o PS esteja refém da extrema esquerda, também não poderei aceitar que o PSD esteja refém da extrema direita".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório