Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Revisão do Regimento da AR aprovada com 175 votos a favor e 51 contra

A quarta revisão do Regimento da Assembleia da República foi hoje aprovada em votação final global com os votos favoráveis de 175 deputados e contra de outros 51.

Revisão do Regimento da AR aprovada com 175 votos a favor e 51 contra
Notícias ao Minuto

18:35 - 23/07/20 por Lusa

Política Assembleia da República

A mesa da Assembleia da República não anunciou nem as bancadas que votaram a favor e contra, nem os deputados de PSD e PS que votaram desalinhados dos seus grupos parlamentares e que terão sido menos do que na avocação relativa ao fim dos debates quinzenais.

Depois desse artigo ter sido avocado para plenário e aprovado apenas com votos favoráveis de PS e PSD (com 40 'desalinhados' nas duas bancadas) e contra dos restantes partidos e deputados, o texto global do regimento revisto foi aprovado e entrará em vigor em 01 de setembro, numa votação que exigia maioria absoluta dos deputados presentes e com recurso a votação eletrónica.

Devido às restrições da pandemia de covid-19, os deputados votaram em dois turnos, mas no final apenas foi exibido no painel eletrónico o número total de votos contra e a favor (não houve abstenções), sem qualquer distinção por bancada.

Além do fim dos debates quinzenais com o primeiro-ministro, substituídos por debates mensais com o Governo, nesta revisão do regimento ficaram de fora algumas das propostas do PSD, como a de reduzir o número de plenários semanais de três para dois ou a intenção de fixar em detalhe os tempos dos debates em plenário e comissão (distinguindo entre os dois maiores partidos, o terceiro e quarto e assim sucessivamente).

No entanto, ficou estipulado no texto comum hoje aprovado que o tempo de debate em plenário e comissões será fixado pela conferência de líderes no início de cada legislatura atendendo "à representatividade dos partidos", tendo sido aprovada uma norma transitória proposta pelos sociais-democratas para que, na atual legislatura, essas grelhas sejam definidas numa reunião na primeira quinzena de setembro para entrarem já em vigor na segunda sessão legislativa.

À exceção dos debates com o primeiro-ministro, a maioria das alterações, que entrarão em vigor em 01 de setembro, são de natureza processual e destinam-se ou a 'modernizar' o regimento (introduzindo referências ao Canal Parlamento ou aos meios eletrónicos) ou a regular situações em que o texto era omisso, como a definição das sessões solenes ou dos processos de revisão constitucional.

Com a aprovação final global de hoje, ficam também formalizadas no regimento as alterações aprovadas na primeira e segunda fase da atual revisão e que passaram pelo aumento dos tempos e direitos de intervenção dos deputados únicos e da transferência do debate da maior parte dos votos do plenário para as comissões, regras que já estão em vigor através de um despacho do presidente da Assembleia da República.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório