Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

"Quero destacar a importância de João Ataíde como homem de causas"

A líder parlamentar do PS recebeu hoje com "surpresa" e "profunda tristeza" a notícia da morte do deputado socialista João Ataíde, destacando-o como "um homem de causas, humanista" e "um grande político" com "imensa riqueza cultural".

"Quero destacar a importância de João Ataíde como homem de causas"
Notícias ao Minuto

12:11 - 21/02/20 por Lusa

Política Óbito

"O Grupo Parlamentar do PS recebeu com surpresa e com grande tristeza a notícia da morte de João Ataíde, que ainda nesta quinta-feira esteve nos trabalhos em plenário da Assembleia da República com saúde e sempre com um sorriso aberto", declarou à agência Lusa Ana Catarina Mendes.

Deputado socialista desde o início da presente legislatura, ex-secretário de Estado do Ambiente no primeiro Governo liderado por António Costa e ex-presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, João Ataíde, morreu hoje, aos 61 anos, de doença súbita.

"Neste momento, quero destacar a importância de João Ataíde como homem de causas, de cultura e um humanista com apurado sentido de humor. É esta a imagem que deve ficar de João Ataíde como político, como homem e como cidadão ativista pela melhoria do seu país", afirmou a presidente do Grupo Parlamentar do PS.

Nas declarações que fez à agência Lusa, Ana Catarina Mendes salientou também que João Ataíde, no Grupo Parlamentar do PS, exercia funções nas comissões de Assuntos Constitucionais, de Defesa e (como suplente) na de Ambiente.

"Era o presidente da delegação portuguesa à Assembleia Parlamentar da Organização para a Cooperação e Segurança na Europa (OSCE)", referiu a líder da bancada socialista, numa alusão "à particular apetência" de João Ataíde para as questões da segurança.

"João Ataíde era um homem de uma riqueza cultural imensa e de várias valências que permitiam fazer dele um grande homem e um grande político", acrescentou.

Antigo presidente da Câmara da Figueira da Foz, cargo que ocupou durante uma década, João Ataíde renunciou ao mandato em abril de 2019, para integrar o Governo como secretário de Estado do Ambiente.

Nas últimas eleições, foi candidato a deputado nas listas do PS pelo círculo de Coimbra, tendo sido eleito.

Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, pós-graduado em Direito do Setor Empresarial do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, João Ataíde das Neves era juiz desembargador do Tribunal da Relação de Coimbra, em licença sem vencimento desde que, em 2009, se candidatou à presidência da Câmara Municipal da Figueira da Foz, como independente, pelas listas do PS.

Reeleito por duas vezes para a presidência desse município do litoral do distrito de Coimbra, João Ataíde desempenhou ainda, entre 2014 e 2019, o cargo de presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra, a maior do país, que reúne 19 autarquias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório