Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Greta Thunberg. "CDS, IL e Chega ouvem isto e não concordam com o quê?"

Ativista sueca chegou esta terça-feira a Lisboa, onde ficará uns dias a descansar antes de partir para Madrid para participar na Cimeira do Clima (COP25).

Greta Thunberg. "CDS, IL e Chega ouvem isto e não concordam com o quê?"
Notícias ao Minuto

10:52 - 04/12/19 por Melissa Lopes

Política Greta Thunberg

A chegada de Greta Thunberg por Lisboa levou à Doca de Santo Amaro dezenas de pessoas que quiseram dar as boas vindas à ativista sueca e saudá-la pelo seu papel na luta contra as alterações climáticas.

A par de muitos jovens, ativistas e associações ambientais, estiveram presentes os deputados da comissão de ambiente do PSD, PS, PAN, Bloco de Esquerda, PCP, Verdes e Livre.

Ausentes estiveram, além do Presidente da República – que não quis cumprimentar Greta para não ser acusado de “oportunismo político” - estiveram os deputados do CDS, da Iniciativa Liberal e do Chega.

A socialista Isabel Moreira não percebe as razões destes partidos que criticam o ativismo da jovem sueca.

“O CDS, a IL e o Chega ouvem isto e não concordam com o quê?”, interroga-se a deputada, partilhando um vídeo das declarações que Greta Thunberg prestou esta terça-feira à chegada a Lisboa.

Francisco Rodrigues dos Santos, líder da JP, acusa Greta de se munir de "chavões enfáticos". No mesmo sentido, o deputado João Almeida critica o "circo" montado à volta da ativista e sublinha que "a cedência de muitos políticos a esse triste espectáculo mostra superficialidade dos tempos que vivemos".

A jovem de 16 anos explicou que, ao viajar de barco, não pretende que todos sigam o exemplo. "Estou a fazê-lo para passar uma mensagem". Greta disse  que as pessoas subestimam a força  das crianças zangadas e prometeu continuar a lutar pelo clima. Depois de uns dias a descansar na capital portuguesa, a ativista irá para Madrid onde participará na COP 25. De lá, rumará para casa para passar o Natal com a família. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório