Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Aprovada audição de João Galamba no Parlamento sobre exploração de lítio

Os deputados da comissão parlamentar de Ambiente aprovaram hoje o requerimento para a audição do secretário de Estado da Energia, João Galamba, sobre os contratos para a exploração de lítio em Montalegre, distrito de Vila Real.

Aprovada audição de João Galamba no Parlamento sobre exploração de lítio
Notícias ao Minuto

20:12 - 12/11/19 por Lusa

Política Lítio

Conforme disse à Lusa o presidente da Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, José Maria Cardoso (BE), o requerimento, apresentado pelo grupo parlamentar do PSD foi aprovado pelos deputados da comissão.

Em causa, está a audição do secretário de Estado da Energia, João Galamba, na sequência dos contratos de concessão para a exploração de lítio em Montalegre.

O interesse pelo lítio português despertou em 2016, ano em que deram entrada 30 novos pedidos de prospeção e pesquisa deste metal, impulsionado pelo aumento da procura global devido à utilização nas baterias do automóvel elétrico.

Desde então, várias associações ambientalistas, câmaras municipais e população já se pronunciaram contra a prospeção e exploração de lítio, com o Governo a defender, por outro lado, que aquele recurso é essencial para a transição energética.

O contrato de concessão de exploração de lítio no concelho de Montalegre, assinado entre o Governo e a empresa Lusorecursos, tem estado envolto em polémica, levando vários grupos parlamentares a pedir uma audição urgente do secretário de Estado Adjunto e da Energia na Assembleia da República.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório