Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

"A dificuldade de formar Governo em Espanha vai continuar a existir"

O comentador da SIC faz uma análise sobre os primeiros resultados da noite eleitoral em Espanha. Para o ex-líder do PSD, o "cenário não é brilhante", o "impasse político mantém-se" e o crescimento do Vox é um risco para a democracia espanhola. Marques Mendes prevê o surgimento de um movimento da opinião pública para que PSOE e PP formem um Governo minoritário.

"A dificuldade de formar Governo em Espanha vai continuar a existir"
Notícias ao Minuto

23:40 - 10/11/19 por Mafalda Tello Silva

Política Marques Mendes

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes fez, este domingo, uma análise sobre os dados já divulgados da noite eleitoral espanhola. Sublinhando que a sua reflexão não se debruça sobre os resultados oficiais, o ex-líder do PSD entente que, contudo, é possível já concluir que o "cenário não é brilhante". 

Marques Mendes começou por considerar que estas eleições foram "uma espécie de segunda volta das eleições de abril", cujo o intuito era colocar um ponto final no "impasse político" e na "dificuldade" que existia em criar um novo Governo. "Aparentemente, o impasse mantém-se. Aparentemente, o bloqueio mantém-se", frisou.

Ainda assim, o comentador considera que novas eleições seriam um erro, pois os espanhóis “estão saturados de ir às urnas”.

Marques Mendes salienta também que o crescimento do Vox - que ao que as sondagens indicam se irá traduzir na consolidação do partido de extrema-direita como terceira força política em Espanha - é uma realidade "bastante preocupante para a democracia". 

O ex-presidente partidário classifica ainda os resultados dos Ciudadanos como "um trambolhão monumental", considerando "que tinha mais de 50 deputados e que agora pode ficar com menos de 20". 

Sendo que, ao que tudo indica, o PSOE apesar de ter voltado a ser o partido mais votado ficou longe da maioria absoluta, Marques Mendes prevê que nos próximos dias se levante “um movimento da opinião pública” para que os socialistas e o PP, enquanto maior partido da oposição, se entendam e “façam um esforço para viabilizar um governo minoritário”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório