Meteorologia

  • 05 DEZEMBRO 2021
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 16º

Edição

Segundo deputado do PAN eleito. André Silva já tem companhia

O PAN elegeu o seu segundo deputado nas legislativas de hoje no distrito do Porto, duplicando assim a representação parlamentar que havia conseguido em 2015.

Segundo deputado do PAN eleito. André Silva já tem companhia
Notícias ao Minuto

22:51 - 06/10/19 por Lusa

Política Legislativas

Às 22:40, quando estavam apuradas 3.048 freguesias e faltavam fechar os resultados de 44, o PAN tinha dois deputados eleitos: André Silva, por Lisboa, e Bebiana Cunha, pelo Porto.

Com os resultados de hoje, o PAN passa a poder formar um grupo parlamentar, depois de ter eleito apenas um deputado em 2015 (André Silva).

No Museu da Cidade, onde o partido acompanha a evolução dos resultados eleitorais, a número dois da lista do PAN por Lisboa, Inês Sousa Real, salientou que hoje "é um momento feliz".

"Pela primeira vez, o PAN tem um grupo parlamentar", sublinhou a porta-voz do partido para a noite eleitoral, referindo que se espera também mais representação "a sul", onde "as projeções estão otimistas".

Apesar de apelar à calma enquanto se aguarda pelo resto dos resultados das legislativas, Inês Sousa Real voltou a realçar que o grande objetivo do PAN, que era passar de um deputado para um grupo parlamentar, está atingido.

"Isto vai dar-nos força. O aumento desta representação vai dar-nos força para termos mais direitos na Assembleia da República, para podermos estar presentes em mais comissões e termos assim mais trabalho em prol das causas e valores do PAN", disse.

"Que grande noite, que noite feliz", acrescentou Inês Sousa Real, perante simpatizantes e militantes do partido, que acompanham no Museu da Cidade a noite eleitoral.

O porta-voz do PAN, André Silva, chegou às 22:15 ao local, dizendo apenas aos jornalistas que vai aguardar pelos resultados, numa altura em que o partido ainda não tinha eleito nenhum deputado.

O PAN foi criado em 2009 (na altura designado Partido Pelos Animais) e oficialmente inscrito no Tribunal Constitucional em 2011.

Em 2011, o PAN registou um total de 57.849 votos (1,04%), não tendo eleito qualquer deputado.

Em 2015, o partido quase duplicou o número votos, com mais de 75 mil a nível nacional (1,39%), altura em que elegeu o seu primeiro deputado, pelo círculo de Lisboa, onde foram contabilizados cerca de um terço de todos os votos no PAN nessas legislativas (22 mil).

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

;
Campo obrigatório