Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Catarina Martins apela ao voto para proteger pensões

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, alertou hoje, no Funchal, que a União Europeia pretende fazer cortes nas pensões para apoiar o sistema financeiro, tratando o PSD os pensionistas como "a peste grisalha" do país.

Catarina Martins apela ao voto para proteger pensões
Notícias ao Minuto

15:22 - 19/05/19 por Lusa

Política Pensões

A coordenadora do BE, Catarina Martins, apelou hoje ao voto nas europeias para "proteger as pensões", lembrando os cortes que a União Europeia pretendia fazer em 2015, em acordo com PSD e CDS-PP.

"Fizemos um acordo para tirar a direita do Governo da República. A condição que o BE pôs à cabeça foi o descongelamento das pensões e a proteção da Segurança Social. Não o fizemos por acaso", argumentou a dirigente bloquista num almoço comício no Funchal, na Praça do Peixe, que reuniu cerca de 400 pessoas.

Catarina Martins referiu que, em 2015, "PSD e CDS tinham prometido à União Europeia que iam fazer um ajustamento, que, como Maria Luís Albuquerque [ministra das Finanças do anterior Governo do PSD] disse, significava um corte de 600 milhões de euros às pensões todos os anos".

A coordenadora do Bloco de Esquerda disse que, caso essa promessa se confirmasse, entre 2017 e 2019, "os pensionistas iam ter cortes", uma situação que "era preciso travar".

"Mas o PS também prometia, não os cortes diretos, mas indiretos de congelamento, com 250 milhões de euros a serem tirados aos pensionistas a cada ano", acrescentou.

Catarina Martins realçou que foi esta política que levou então o BE a colocar "como condição inicial [para um acordo com o PS] o descongelamento das pensões".

"Porque quem trabalha toda uma vida, paga as suas contribuições" e acaba pagando a "riqueza do país, não pode ser tratado como a peste grisalha, como fez o PSD", criticou.

Considerando que existem, atualmente, "condições melhores de acesso à reforma e foi feito um pouco mais de justiça", Catarina Martins destacou que as reformas "são baixas demais" e é "indigno um país que obriga os seus reformados a escolher entre o jantar e os medicamentos".

"É por isso que sabemos que não chega o caminho que foi feito até aqui e é preciso fazer mais e vamos a estas eleições europeias dizer que é preciso mais respeito por quem trabalhou e proteger as pensões", declarou.

Catarina Martins disse ter lido nos jornais que Pedro Passos Coelho (PSD) "vai entrar na reta final da campanha do PSD", o que seria uma oportunidade para "explicar os cortes" de 600 milhões de euros que pretendia fazer.

"E talvez o PS possa explicar também porque queria congelar os 250 milhões de euros ao ano", acrescentou, defendendo que "a sustentabilidade da Segurança Social consegue-se com emprego, crescimento da economia e mais gente a contribuir para um sistema que é de todos", sendo "isso que está em debate na Europa".

"É por isso, que dia 26, votar é proteger as pensões", sublinhou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório