Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Assunção Cristas é "um caso difícil", diz António Costa

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, defendeu hoje que o ministro das Finanças superou a sua marca, com um "recorde da carga fiscal", ao que primeiro-ministro contrapôs com gráficos, concluindo que a líder centrista "é um caso difícil".

Assunção Cristas é "um caso difícil", diz António Costa
Notícias ao Minuto

17:25 - 13/05/19 por Lusa

Política Debate

"O senhor ministro das Finanças bateu o recorde da carga fiscal e depois superou-se, ano após ano, foi batendo, sucessivamente, o seu recorde pessoal, a sua marca", defendeu Assunção Cristas, abrindo a sua interpelação ao primeiro-ministro, António Costa, no debate quinzenal, com os números divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com o INE, a carga fiscal aumentou 6,5% em 2018 face ao ano anterior, representando 35,4% do Produto Interno Bruto (PIB) e atingindo o valor mais alto desde 1995, o início da série.

"Em 2018 batemos em absoluto o recorde da carga fiscal", sublinhou Assunção Cristas.

O primeiro-ministro estava munido de um gráfico com as cores do CDS-PP, azul e amarelo, que usou para ilustrar que em causa está o dinamismo da economia, o aumento do emprego e das remunerações.

"No vosso tempo, graças à desaceleração e à recessão económica, a economia contribuiu negativamente em 0,26% do PIB. Em contrapartida, o forte crescimento económico, e, em particular o forte crescimento do emprego e do aumento das remunerações, fez com que carga fiscal agora suba em 0,9% do PIB, graças ao funcionamento da economia", afirmou.

Como Assunção Cristas insistisse que o crescimento da carga fiscal era superior ao que o crescimento da economia poderia justificar, António Costa concluiu que a presidente do CDS-PP "é um caso difícil" porque está informada e "insiste em distorcer a verdade".

"Lamento que não consiga explicar o inexplicável, que a carga fiscal cresce acima do crescimento", disse a presidente do CDS.

Cristas insistiu, na sua exposição inicial, que os dados divulgados hoje pelo INE são a manifestação da realidade que volta a desmentir o Orçamento do Estado, "que previu sempre melhores números sem relação a carga fiscal, que deveria ser, ano após ano, mais baixa, mas a realidade acabou sempre por revelar um aumento dessa carga fiscal".

"Por isso, não há nenhum milagre na governação socialista, há sim uma carga fiscal máxima a que se associa um investimento público mínimo e serviços públicos mínimos, de que alguns exemplos foram aqui trazidos, nomeadamente a dificuldade em dar resposta aos pensionistas que pediram a sua pensão, ou em tantos outros domínios", sustentou.

A presidente do CDS-PP confrontou também o primeiro-ministro sobre o caso de Tancos: "Porque é que o Governo manteve o senhor ministro da Defesa um ano quando tinha a informação da Polícia Judiciária Militar?", questionou.

António Costa disse que desconhecia o pressuposto da pergunta de Assunção Cristas, depois disse que a presidente centrista se tinha enganado no ano.

"Não passou um ano entre a manhã e a manhã", respondeu o primeiro-ministro.

A pergunta de Assunção Cristas relacionava-se com as afirmações de Azeredo Lopes na comissão de inquérito a Tancos, na semana passada, quando o ex-ministro confirmou que foi informado do "essencial" do "memorando" da Polícia Judiciária Militar (PJM) sobre a recuperação do material furtado em Tancos em 2017, mas frisou que só o leu pela primeira vez o documento da PJM "em momento simultâneo" com a sua demissão, em 12 de outubro passado.

No mesmo dia, o chefe de gabinete de António Costa, Francisco André, disse que p primeiro-ministro ficou com "convicção plena" de que o ex-ministro Azeredo Lopes só soube do "memorando" PJM no dia 12 de outubro, antes de se demitir.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório