Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Disputa entre Governo e professores "é uma espécie de Guerra dos Tronos"

Joaquim Jorge destaca o impacto que este conflito entre o Executivo de António Costa e os professores pode ter nas urnas em ano de legislativas.

Disputa entre Governo e professores "é uma espécie de Guerra dos Tronos"
Notícias ao Minuto

14:04 - 13/05/19 por Notícias Ao Minuto

Política Joaquim Jorge

Na sequência da crise dos professores, as intenções de voto no PS, tendo em conta as legislativas, registaram uma ligeira subida de 0,8 pontos percentuais para 35,4%. O PSD também melhorou ligeiramente para 27,6%. Uma proximidade importante nesta fase na ótica de Joaquim Jorge.

“Com a crise dos professores António Costa conseguiu estancar a descida do PS nas sondagens, só isso. Se o PSD se conseguir aguentar nas europeias e ter um resultado próximo do PS, tudo pode acontecer nas eleições legislativas a 6 de Outubro”, considera o fundador do Clube dos Pensadores num artigo de opinião enviado ao Notícias ao Minuto.

Para Joaquim Jorge, o dossier professores pode vir a ter um papel importante nas eleições legislativas pois “não está fechado”. “Se o PSD incorporar no seu programa a contagem integral do tempo de serviço de forma faseada e orçamentalmente possível pode vencer as eleições”, sublinha, lembrando a influência que os professores têm nas urnas.

“O problema com os professores é que são muitos quando toca a aumentos (…) mas também são muitos quando toca a votar, pois são à volta de 150 mil e a sua influência na família e amigos gera à volta de meio milhão de votos. Sócrates sofreu isso na pele, Passos Coelho idem e Costa também o vai sofrer”, salienta.

“Nas eleições legislativas a incerteza é a única certeza. Esta é a maior lição que se pode tirar desta disputa Governo vs. Professores, António Costa vs. Mário Nogueira. Uma espécie de ‘Guerra dos Tronos’ que ainda não terminou”, antecipa Joaquim Jorge.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório