"Aumento da idade da reforma não é uma solução", defende o Bloco

Solução foi proposta num estudo sobre as pensões, mas o Bloco de Esquerda discorda e diz que há outras alternativas para o financiamento da Segurança Social.

josé soeiro

© Reuters

Notícias ao Minuto
12/04/2019 12:01 ‧ 12/04/2019 por Notícias ao Minuto

Política

José Soeiro

O Bloco de Esquerda (BE) não concorda com o alargamento da idade da reforma para efeitos de Segurança Social, justificando que há outras alternativas de financiamento. Sobre o estudo da  Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS), divulgado esta sexta-feira, o deputado do BE, José Soeiro, diz que quer "impor uma conclusão". 

"O aumento da idade da reforma não é uma inevitabilidade nem é a solução para a sustentabilidade da Segurança Social, as soluções são outras e têm sido debatidas também no Parlamento, nós temos apresentado propostas nesse sentido", disse José Soeiro, em declarações aos jornalistas, na Assembleia da República. "O aumento da idade da reforma não é uma solução", acrescentou. 

O deputado do BE disse também que este estudo vem "impor uma conclusão", como se "aumentar a idade da reforma fosse a única solução, quando existem outras possibilidades de se olhar para a questão", atirou. 

Em causa está um estudo que prevê que "o número de pensionistas cresça consideravelmente", entre 2020 e 2045, e, por esse motivo, "aumentar a idade de reforma parece ser a forma mais eficaz de minorar a necessidade de financiar o sistema com recurso a transferências do Orçamento do Estado (OE)".

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas