Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Nomeações de familiares. "É quase impossível redigir uma lei"

O presidente do Partido Social-Democrata apelou, este sábado, a alguma prudência na discussão das nomeações de familiares por parte de elementos do Governo, pois estamos numa fase pré-eleitoral muito "quente".

Nomeações de familiares. "É quase impossível redigir uma lei"
Notícias ao Minuto

12:28 - 06/04/19 por Patrícia Martins Carvalho

Política Rui Rio

Muitas têm sido as polémicas em que o Executivo liderado por António Costa se tem visto envolvido devido às nomeações de familiares de elementos do próprio Governo. E, nesta senda, muitas têm sido também as vozes críticas.

Rui Rio, líder do PSD, disse, este sábado, que uma lei para limitar tais nomeações é “muito, muito difícil”. Aliás, na opinião do social-democrata, é “quase impossível redigir uma lei porque estamos no domínio da ética”.

O ex-autarca do Porto não negou que é “possível melhorar alguns aspetos da lei”, no entanto, defendeu que o mesmo não deve ser feito antes das eleições porque neste período “vai ser cada um a tentar ser mais violento do que o outro e a tentar mostrar mais seriedade do que o outro”.

“Mexer-se na lei em climas pré-eleitorais é muito difícil. Cometem-se erros e exageros para mostrar trabalho ao eleitorado”, acrescentou à margem da sessão de encerramento da Comissão Autárquica do PSD do Porto.

Para terminar, Rio disse não ver “como é que é possível fazer uma lei” que regule esta matéria, acreditando apenas na possibilidade de “apurar a lei [já existente] em alguns aspetos”, pois “nunca na vida se vai conseguir resolver problemas éticos pela lei”.

Recorde-se que a mais recente polémica a propósito de nomeações de familiares de governantes envolve o secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, que pediu a demissão na última quinta-feira depois de ter vindo a público o facto de ter nomeado para adjunto do seu gabinete o seu próprio primo (que também pediu a demissão).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório