Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

"O maior favor que fizeram a António Costa foi este episódio no PSD"

Manuela Ferreira Leite tece duras críticas aos argumentos apresentados por Luís Montenegro para desafiar a liderança de Rui Rio dentro do PSD. Em comentário na TVI24, a antiga ministra destaca que mantém a afirmação que fez sobre rejeitar um PSD com “rótulo de Direita”.

"O maior favor que fizeram a António Costa foi este episódio no PSD"
Notícias ao Minuto

22:52 - 16/01/19 por Anabela de Sousa Dantas

Política Ferreira Leite

�O maior favor que algum dia fizeram a António Costa foi este episódio no PSD”, atirou Manuela Ferreira Leite, esta quarta-feira, em reação ao desafio lançado por Luís Montenegro à atual liderança do partido. A antiga ministra das Finanças sublinha que se “está a fazer tudo menos oposição”.

“Em vez de estarmos a discutir o Governo do PS estamos a discutir as características pessoais dentro do PSD”, indicou Ferreira Leite no seu espaço de comentário semanal da TVI24, acrescentando que “continua sem se perceber o motivo” para o descontentamento, “para além do pretexto que inventaram”.

No entender da antiga governante, não foi apresentada uma razão sustentada para este desafio, a não ser “abrir um espaço para que haja a possibilidade de intervirem na questão das listas”. “O mal-estar não vem das bases do partido mas dos deputados”, afirmou.

Manuela Ferreira Leite admite que as sondagens têm leituras políticas, mas refere que são imprevisíveis e critica o facto de serem utilizadas como argumento nesta questão. “A fragilidade da proposta dele está exatamente no facto em que a única coisa que ele disse é à base de sondagens. Como é que nós podemos governar seja o que for com base em sondagens? É um argumento tão frágil que não é argumento”, afirmou.

A ex-líder social-democrata foi também protagonista, ao longo dos últimos dias, por causa de uma afirmação feita no âmbito da Convenção da Europa e Liberdade, em que disse preferir um PSD com “pior resultado” do que com “rótulo de Direita”. A afirmação de Ferreira Leite chegou a ser encarada como um motivador para esta necessidade de mudança na direção do partido.

“Tomar como pretexto para uma decisão desta natureza um dito que eu disse numa rádio, considerando uma coisa gravíssima e que levou à alteração de um estado de alma de alguns deputados, é realmente algo que me divertiu”, admitiu.

Manuela Ferreira Leite explica o sentido da frase: “Se eu tiver que escolher entre um prato pouco cheio, mas com comida de que eu gosto, ou um prato muito cheio, mas com comida que eu deteste, obviamente que prefiro comer pouco mas do que gosto”.

Sublinhando que mantém a afirmação que fez, explica que já antes criticou e contestou “uma passagem do PSD para a Direita”, na altura em que Luís Montenegro era líder do grupo parlamentar de Passos Coelho e Paulo Portas. “Fui muito crítica exatamente porque muitas das soluções que foram tomadas não tiveram em consideração os princípios sociais-democratas que estão associados ao partido”, sustentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório