Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Bloco diz ser "boa notícia" regresso do Hospital de Braga ao público

O BE considerou hoje ser "uma boa" notícia o possível regresso do Hospital de Braga à esfera pública, salientando que "é uma exigência" do Serviço Nacional de Saúde que termine a Parceria Público Privada que gere aquele equipamento.

Bloco diz ser "boa notícia" regresso do Hospital de Braga ao público
Notícias ao Minuto

18:49 - 12/12/18 por Lusa

Política Carreira

Em declarações à Lusa, o deputado do Bloco de Esquerda eleito pelo círculo de Braga, Pedro Soares, lamentou que a iniciativa "não tenha partido do Governo", mas referiu que o fim da Parceria Público Privada (PPP) entre o Estado e o Grupo Mello Saúde que gere o Hospital de Braga "é o único caminho a seguir", alertando o Ministério da Saúde para a necessidade de "começar já a trabalhar numa equipa que assegure a gestão" daquela unidade de saúde.

A ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou hoje, no final de uma audição na comissão parlamentar de Saúde, que o Hospital de Braga poderá voltar à esfera do Serviço Nacional de Saúde por "indisponibilidade definitiva" do gestor privado em prolongar o atual contrato de gestão público-privada.

Até agora, não foi lançado um novo concurso para a gestão público-privada e não daria tempo de estar concluído até agosto de 2019 e, segundo Marta Temido, o gestor privado não está interessado no prolongamento do atual contrato.

"É uma boa notícia. Acho que mais do que uma possibilidade é uma exigência que termine esta PPP porque a atitude do parceiro privado não é compatível com os níveis de exigência do Serviço Nacional de Saúde (SNS)", afirmou Pedro Soares.

Para o bloco, "o regresso à espera pública do Hospital de Braga é a única forma de garantir os critérios de qualidade na prestação de cuidados de saúde".

O deputado acusou ainda a José de Mello Saúde de estar a "fazer pressão" sobre o Estado na renovação da PPP, salientando que "não há outro caminho a seguir que não o do fim desta PPP e o SNS assegurar a gestão do hospital".

"Lamentamos é que a iniciativa não tenha partido do Governo", disse ainda.

O contrato que estabelece a PPP entre Estado e o Grupo Mello Saúde para gestão do Hospital de Braga termina em agosto de 2019.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório