Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Os Verdes questiona Governo sobre coberturas com amianto em escola

O grupo parlamentar de Os Verdes questionou o Governo sobre a quebra de parte de uma das coberturas nos blocos de aulas, da Escola Básica 2, 3 D. Dinis, em Leiria, que contém amianto, foi hoje anunciado.

Os Verdes questiona Governo sobre coberturas com amianto em escola
Notícias ao Minuto

12:34 - 25/06/18 por Lusa

Política Leiria

Segundo a deputada Heloísa Apolónia, a estrutura ficou "mais deteriorada e, eventualmente, com risco de libertação de partículas de amianto".

Na pergunta enviada à Assembleia da República, a deputada questiona o Ministério da Educação sobre "em que equipamentos e materiais desta escola foi detetada presença de amianto quando foi feito o levantamento dos edifícios públicos que continham amianto, que equipamentos e materiais contendo amianto foram removidos e quais os que se mantiveram" e "que tipo de monitorização, e com que regularidade, é feita aos equipamentos não removidos que contêm amianto".

No documento enviado à agência Lusa, Heloísa Apolónia pergunta ainda se "já foi verificado o estado em que ficou a cobertura quebrada, acima referida, no bloco de salas de aula", e "que intervenção está programada para solucionar o problema".

Na pergunta enviada, Os Verdes recorda que, em 2015, os alunos da EB 2,3 D. Dinis e as respetivas famílias fecharam a escola a cadeado, numa ação de protesto, pela demora na requalificação do pavilhão gimnodesportivo, cuja cobertura era composta por placas de fibrocimento contendo amianto, e pretendiam uma intervenção da tutela para a sua remoção.

"Tal viria a ocorrer posteriormente, com o acompanhamento do Ministério da Educação, tendo sido também intervencionados os corredores do recreio, que também tinham o mesmo tipo de cobertura".

Mais recentemente, "os pais e restante comunidade escolar ficaram novamente em alerta e apreensivos, pois uma pequena parte de uma das coberturas nos blocos de aulas, que nunca foram intervencionados ao longo destes anos, quebrou, ficando esta estrutura mais deteriorada e, eventualmente, com risco de libertação de partículas de amianto", acrescenta.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório