Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 30º

Rio pede "mais empenho" às distritais nas secções temáticas do CEN

O líder do PSD pediu hoje aos presidentes das distritais um maior empenho na dinamização das secções temáticas do Conselho Estratégico Nacional (CEN), sob pena de "desiludir" as muitas pessoas que se têm inscrito no site do partido.

Rio pede "mais empenho" às distritais nas secções temáticas do CEN
Notícias ao Minuto

18:21 - 15/05/18 por Lusa

Política PSD

"Constatamos que são já muitos os interessados que fizeram a sua inscrição através do site do PSD. No entanto, também observamos que nem todas as Comissões Políticas Distritais (CPD) têm feito a necessária divulgação, sensibilização e acompanhamento deste processo", alerta Rio, na carta a que a Lusa teve acesso.

O presidente do PSD avisa que "a expectativa de centenas de militantes e independentes que se têm inscrito e que aguardam poder exercer a sua colaboração cívica com o PSD não pode ser 'deitada ao lixo'", sob pena de serem desiludidos pelo partido.

"Se não melhorarmos a nossa prestação e continuarmos a 'fazer mais do mesmo', então com toda a certeza, frustraremos aqueles que acreditaram em nós e jamais seremos credores da sua confiança no futuro porque, na prática, não seremos melhores que os outros", afirma.

Rio termina a carta pedindo aos presidentes das distritais "o seu total envolvimento" e das suas equipas para levar a cabo o que chama de "desígnio nacional".

Rui Rio lembra que o CEN foi criado para mobilizar os cidadãos para que estes possam "participar ativamente na vida do PS e, até, na construção de um futuro programa eleitoral do PSD".

"Nesse sentido, para além dos nossos militantes, é importante captar ainda o interesse e adesão de outros cidadãos de reconhecido mérito e competência nas mais variadas áreas profissionais", sublinha.

O presidente do PSD salienta que é necessário "um forte impulso" para o bom funcionamento das secções temáticas do CEN, "designadamente a constituição de grupos dinamizadores" e a eleição de coordenadores dos mesmos.

"Apelamos ao seu contributo no sentido de encetar diligências necessárias tendentes à concretização deste objetivo", refere.

Contactado pela Lusa, o presidente do CEN, o vice-presidente do PSD David Justino, considerou que ainda é cedo para fazer um balanço da atividade desta estrutura a nível de cada distrito e nacional, remetendo o mesmo para o início de junho.

Há cerca de um mês, em 12 de abril, o presidente do PSD apresentou os coordenadores e porta-vozes do PSD em 16 áreas temáticas, que falarão em nome do partido tendo por missão preparar o programa eleitoral para 2019.

Já nessa altura, Rui Rio destacava que a grande novidade deste órgão -- que classificou de "revolução no partido" - seria o futuro desdobramento regional das 16 secções temáticas, integrando "centenas de pessoas" por todo o país, e frisou que esta não é uma missão "para o presidente do partido sozinho".

"Isto só funcionará de acordo com a dinâmica de cada uma das distritais", alertava então.

Arlindo Cunha, Silva Peneda, Luís Filipe Pereira, Ângelo Correia, David Justino e Maria da Graça Carvalho são os seis antigos ministros de Francisco Pinto Balsemão, Cavaco Silva e Durão Barroso que integram este órgão como coordenadores de algumas das 16 secções temáticas deste órgão.

Os independentes escolhidos por Rui Rio para o CEN são: Diana Soller, José Manuel Moura, Rui Vinhas da Silva, Joaquim Sarmento, Licínio Lopes Martins, Mónica Quintela, Regina Salvador, Ana Isabel Miranda.

De acordo com Rui Rio, a média de idades entre os coordenadores é de 60 anos e nos porta-vozes de 45.

Do grupo parlamentar, integram a cúpula nacional do CEN três deputados: José Matos Correia como coordenador e Ricardo Baptista Leite e Cristóvão Norte como porta-vozes.

Lusa/fim

Recomendados para si

;
Campo obrigatório