Meteorologia

  • 21 NOVEMBRO 2018
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 16º

Edição

"Ponte 25 de Abril esteve segura, está segura e continuará segura"

O presidente do Laboratório Nacional da Engenharia Civil falou sobre o caso da Ponte 25 de Abril.

"Ponte 25 de Abril esteve segura, está segura e continuará segura"
Notícias ao Minuto

20:58 - 08/03/18 por Inês André de Figueiredo 

País Carlos Pina

Carlos Pina, presidente do Laboratório Nacional da Engenharia Civil, garante que a segurança da Ponte 25 de Abril não está em causa, e que as obras necessárias têm tudo para decorrer com normalidade.

Depois de a revista Visão ter divulgado o relatório do LNEC em que há alertas para fissuras na ponte sobre o Tejo, o presidente veio esclarecer a situação. “Com base na informação que temos podemos afirmar que a Ponte 25 de Abril esteve segura, está segura e vai continuar a estar segura”, assegura.

“As anomalias que recentemente têm vindo a público são detetadas com o programa de monitorização e análise que fizemos. Aquilo que fazemos, em conjunto com as Infraestruturas de Portugal (IP), é no sentido de detetar essas anomalias e programar eventuais intervenções que sejam necessárias para repor todas as condições de segurança”, garantiu o responsável.

Nesta senda, Carlos Pina explicou que desde 2012 tem havido um acompanhamento dos trabalhos da IP “no sentido de se interpretarem as causas dessas anomalias e definir a melhor estratégia de intervenção para eliminar essas causas e voltar a assegurar as necessárias condições de segurança”, o que levou à elaboração de um projeto validado e acompanhado pelo laboratório.

“Mais recentemente, na sequência de um despacho do secretário de Estado das Infraestruturas, o LNEC elaborou um parecer onde referia que as obras que estavam programadas deviam ser realizadas o mais depressa possível. Hoje, consideramos que as obras se irão realizar no tempo que é adequado a garantir a segurança da Ponte 25 de Abril”, concluiu o responsável.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório