Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Base das Lajes e a incidência de cancro: Reportagem aborda drama açoriano

Contaminação dos solos, nas proximidades da base das Lajes, está confirmada desde 2009. Descontaminação ainda não foi feita.

Base das Lajes e a incidência de cancro: Reportagem aborda drama açoriano
Notícias ao Minuto

15:58 - 25/02/18 por Notícias Ao Minuto

País Açores

O drama não é novo e a contaminação dos solos é uma realidade confirmada. E os habitantes das proximidades da base aérea das Lajes, nos Açores, não têm dúvidas: o aumento do número de casos de cancro na região está associado à radiação e contaminação na Praia da Vitória, na Terceira.

Uma reportagem, feita pela agência Ruptly, abordou o drama vivido pela população. Félix Rodrigues, professor de Física da Universidade do Açores, disse à agência que foram registados, em vários locais, níveis de contaminação muito elevados de metais pesados, como chumbo, cobre e zinco. Metais que, em alta concentração, acabam por entrar na cadeia alimentar e causar problemas de saúde, entre eles, o cancro.

“É um inferno que se repete em várias ilhas ocupadas pelos norte-americanos. É um tipo de política de terra queimada. Os problemas vão-se acumulando e os governos locais não fazem frente”, referiu o especialista, sublinhando que essa inação talvez resulte de “muita iliteracia científica, de desconhecimento de muitas relações causa-efeito”.

Norberto Messias, cientista na Escola Superior de Saúde e da Universidade dos Açores, ouvido também pela agência, afirmou que, de acordo com as estatísticas, 33% dos casos de cancro ocular nos Açores são registados em moradores do concelho da Praia da Vitória, cuja população total é apenas 8% do arquipélago inteiro.

Quem não precisa de estatísticas oficiais para perceber que há algo de errado é a população do concelho. Há relatos de casos de cancro que afetam famílias inteiras que viveram nas proximidades da base militar. Madail Ávila, de 34 anos, é um dos rostos a que agência dá voz. A portuguesa conta que os seus pais morreram ambos vítimas de cancro. A mãe sofrera de cancro da mama, o pai de outro tipo de cancro. A própria foi diagnosticada com cancro, há um ano.

Além dos problemas de saúde associados à base militar, os agricultores também têm as suas queixas. Os terrenos tornaram-se inférteis, tendo os terrenos próximos da base parado de produzir. Uma das explicações para esse facto, apontou Félix Rodrigues, é a quantidade de combustível derramado.

Contaminação dos solos foi identificada em 2005 e confirmada em 2009

A contaminação dos solos – da responsabilidade dos norte-americanos - , recorde-se, foi identificada em 2005 e confirmada pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) em 2009. Desde então, pouco foi feito para resolver o problema, criticou o presidente da Comissão de Ambiente, Pedro Soares, em outubro do ano passado. As declarações do deputado do Bloco de Esquerda foram feitas no final de uma visita a alguns locais contaminados. Na altura, Pedro Soares falava da necessidade de o Governo ser firme e exigir aos EUA soluções para a descontaminação dos solos da ilha Terceira.

“As iniciativas que há são residuais e portanto o que se pode dizer em termos gerais é que não há um processo de descontaminação, não há a definição de uma metodologia, nem há a definição de um programa. E isto é grave”, afirmou na altura, referindo-se à forte probabilidade de 38 locais estarem contaminados com hidrocarbonetos. 

Também recentemente, na Assembleia da República, o ministro dos Negócios Estrangeiros afastou preocupações sobre a eventual contaminação da água na ilha, mas mas o Governo quer ver esclarecida a situação de alguns terrenos.

No início da semana, o secretário regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares dos Açores assegurou que os "Açorianos não pagarão "coisa nenhuma" por descontaminação na Terceira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório