Meteorologia

  • 21 MAIO 2018
Tempo
21º
MIN 20º MÁX 23º

Edição

General angolano quer processar Portugal e Brasil por "humilhação"

Sobrinho do ex-presidente angolano, Bento dos Santos, diz ter sido vítima de "humilhação pública" nos últimos seis anos em que a justiça o teve na 'mira'.

General angolano quer processar Portugal e Brasil por "humilhação"
Notícias ao Minuto

14:54 - 19/01/18 por Melissa Lopes

País Justiça

O general angolano Bento dos Santos, conhecido como 'Kangamba', anunciou esta sexta-feira que pretende processar tanto o Estado português como brasileiro, na sequência de decisões favoráveis dos tribunais dos dois países em processos nos quais era visado. Em entrevista à Lusa, o sobrinho do ex-presidente José Eduardo dos Santos diz ter sido vítima de “humilhação pública” ao longo de vários anos.

Em causa, no caso de Portugal, está uma investigação por suspeitas de corrupção passiva na forma agravada, corrupção ativa na forma agravada, branqueamento e falsidade informática, segundo informou em 2014 a Procuradoria-Geral da República (PGR), o que levou à "apreensão preventiva" das contas bancárias e propriedades em Portugal daquele general.

Em novembro de 2017, o Tribunal da Relação de Lisboa deu provimento ao recurso apresentado pelo general angolano, pedindo o arquivamento do inquérito ainda pendente no alegado caso de branqueamento de capitais, reconhecendo "violação" das competências dos tribunais portugueses.

Numa anterior entrevista à Lusa, o sobrinho de Eduardo dos Santos já havia admitido a intenção de processar o Estado português pelos prejuízos decorrentes do não arquivamento desta investigação, apesar das decisões que lhe foram favoráveis.

No caso do Brasil, ‘Kangamba’ foi absolvido este mês num processo de 2012 sobre o alegado envolvimento no tráfico internacional de mulheres.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.