Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Semana arranca com sol. (Alguma) chuva abençoada chegará quarta-feira

O país espera e desespera por chuva. Está previsto que ela ocorra, a meio da semana. Contudo, não em todo o território continental, o Sul vai ter de ser mais paciente e 'esperar sentado'.

Semana arranca com sol. (Alguma) chuva abençoada chegará quarta-feira
Notícias ao Minuto

11:10 - 20/11/17 por Melissa Lopes

País IPMA

Nada de novo no arranque desta semana: céu pouco nublado ou limpo é a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), sendo de referir, apesar dos dias luminosos, o arrefecimento noturno. Chuva, ou pequenos sinais dela poderão ocorrer a partir de quarta-feira, nas regiões do litoral Norte a partir do meio da tarde, e manter-se ao longo do resto da semana. 

Para esta segunda-feira, o IPMA prevê para Lisboa céu limpo e uma temperatura máxima de 20ºC e mínima de 10ºC. No dia seguinte, amanhã, ocorrerá uma descida da mínima de 2ºC, sendo que a máxima se mantém constante durante toda a semana. Na quarta-feira, registar-se-á uma subida da temperatura mínima (que se situará nos 12ºC) e céu parcialmente nublado. Para quinta-feira estão previstos aguaceiros, que deverão manter-se durante alguns dias.

A Norte, no Porto, as temperaturas rondam os 22ºC de máxima e os 6º C de mínima, entre hoje e amanhã. Está prevista ocorrência de chuva a partir de quarta-feira, chuva que se vai manter, previsivelmente, até ao final do mês, ainda que nos últimos dias seja em forma de aguaceiros fracos.

Mais complicada é a situação no Sul, considerando o período de seca extrema que o país atravessa. Para Faro, para esta semana, não há qualquer previsão de chuva, sendo que as temperaturas vão rondar os 22ºC de máxima e os 14ºC de mínima. Ocorrência de precipitação nesta região só em forma de aguaceiros fracos na segunda-feira da próxima semana. Verifica-se cenário idêntico em Beja, com os termómetros a atingir os 24ºC de máxima, na quarta-feira. A ausência de precipitação é o facto mais relevante, tanto em Beja, como em Évora.

Em Setúbal, esta segunda-feira arrancou com os termómetros a marcar uma temperatura mínima de 4ºC, mas ao longo do dia vão chegar aos 24ºC. A partir de quinta-feira, ocorrerá uma subida da temperatura mínima, verificando-se, previsivelmente, ocorrência de aguaceiros a partir de sexta-feira.

A Santarém, a chuva vai chegar um dia antes, na quinta-feira, mas sob a forma de aguaceiros fracos. Coimbra também vai ser abençoada com a ocorrência de precipitação, a partir de quarta-feira. Assim como em Aveiro, Bragança (atenção aqui às mínimas de 0ºC entre hoje e amanhã), Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

Para o Funchal, Madeira, está prevista ocorrência de precipitação já esta segunda-feira. Nos Açores, em Ponta Delgada, irá chover durante os próximos quase 10 dias, de acordo com a previsão do IPMA, uma realidade diferente daquela que se vive no território continental.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório