Meteorologia

  • 19 MAIO 2022
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 29º

IGAC fez quase 200 fiscalizações na área da Cultura no terceiro trimestre

A Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) detetou infrações à lei em espetáculos, na cobrança de direitos de autor e na venda de livros, nas 192 ações de fiscalização feitas entre julho e setembro.

IGAC fez quase 200 fiscalizações na área da Cultura no terceiro trimestre
Notícias ao Minuto

12:25 - 30/10/17 por Lusa

País Lei

Em comunicado, a IGAC explica que nos últimos três meses fez 192 ações de fiscalização em 18 localidades, a maioria na região Centro e Sul do país, tendo detetado infrações sobretudo na área dos espetáculos artísticos - concertos, teatro e exibição de cinema - e na execução de música sem autorização.

Segundo a entidade, foram feitas participações ao Ministério Público por indícios de crime de usurpação e aproveitamento de obra usurpada em casos de fiscalização a espaços de diversão noturna que passavam música sem autorização. Foram apreendidas cópias de CD e 'pen-drive' com "vários milhares de ficheiros com obras musicais protegidas".

Foram ainda detetadas 44 infrações por falta de registo de promotor e autorização para a realização de espetáculos de natureza artística.

De entre a atividade naquele trimestre, a IGAC detetou ainda - em 23 inspeções - duas infrações de agentes económicos por terem feitos descontos superiores ao que dita a lei na venda de livros editados há menos de 18 meses.

Quanto ao cumprimento da lei sobre a cópia privada, foram efetuadas dez ações em operadores económicos.

No âmbito da Lei do Comércio Eletrónico, entre julho e setembro a IGAC ordenou o bloqueio de acesso a cerca de 200 'sites' nos quais "eram disponibilizadas, ilegalmente, vários milhares de obras protegidas pelo direito de autor e direitos conexos".

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório