Meteorologia

  • 16 DEZEMBRO 2017
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 14º

Edição

Intercâmbio lá fora: Jovens do Secundário, eis a vossa oportunidade

Candidaturas para intercâmbio no estrangeiro terminam já no final do mês.

Intercâmbio lá fora: Jovens do Secundário, eis a vossa oportunidade
Notícias ao Minuto

07:00 - 29/10/17 por Melissa Lopes

País Candidaturas

Associação Intercultura-AFS Portugal abriu candidaturas para jovens do Ensino Secundário participarem num intercâmbio intercultural no estrangeiro, durante três meses ou um ano letivo completo. O prazo termina a 31 de outubro.

Num comunicado enviado às redações, a associação informa que os candidatos devem ter entre 15 a 18 anos, ter “bom desempenho e motivações escolares”, além de “vontade de conhecer novas culturas e aprender com experiências diferentes”.

Os jovens que participarem neste intercâmbio vão viver com uma família de acolhimento voluntária, frequentar a escola secundária do local e “inserir-se na comunidade envolvente”.

No atual ano letivo, 59 estudantes portugueses já se encontram no estrangeiro a participar neste intercâmbio intercultural. Joana Moser está a frequentar o 12.º ano em Ohio, Estados Unidos, e diz que “cada segundo” da sua nova vida “é uma história para contar”. Por seu turno, Henrique Oliveira que se encontra na Argentina, confessa estar agradecido pela família que o acolheu no seu novo destino:

“Não podia ter pedido por melhor família do que a que me calhou, fizeram-me sentir em casa desde o primeiro dia, o que ajudou muito à minha chegada”. Segundo a associação, “o objectivo deste intercâmbio é precisamente proporcionar uma experiência de aprendizagem intercultural que toque o estudante, bem como a sua família, escola e comunidade de acolhimento”.

E quais os destinos disponíveis? Alemanha, Argentina, Áustria, Bósnia e Herzegovina, Costa Rica, Dinamarca, Estados Unidos, Filipinas, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Itália, Japão, Malásia, Noruega, Polónia, República Checa, Rússia, Suíça, Tailândia, Turquia.

A associação promotora da iniciativa está aberta a candidaturas para Bolsas AFS, que poderão cobrir entre 5% a 40% do valor da Taxa de Participação do Programa AFS anual. Além disso, para o ano letivo 2018/2019, a Intercultura-AFS disponibiliza bolsas de valor fixo para a Bósnia e Herzegovina (20%), Turquia (20%) e Costa Rica (70%).

As candidaturas estão abertas até 31 de Outubro no site da associação Intercultura-AFS aqui

Seja sempre o primeiro a saber. Acompanhe o site eleito pela Escolha do Consumidor 2017.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório