Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Conheça as crias de Tigre-da-Sibéria nascidas no Jardim Zoológico

Conheça as crias e, já agora, ajude a escolher o seu futuro nome.

Notícias ao Minuto

20:27 - 04/10/17 por Melissa Lopes

País Dia do Animal

O Jardim Zoológico dá as boas-vindas aos seus mais recentes habitantes: duas crias de Tigre-da-sibéria (Panthera tigris altaica). O nascimento destas crias, cuja espécie está classificada como 'em perigo' pela IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza).

Celebrando-se hoje o Dia Mundial do Animal, o Jardim Zoológico dá a conhecer as crias, nascidas a 20 de maio, durante a madrugada, depois de uma gestação de cerca de três meses e meio.

As imagens do nascimento destas crias foram captadas através de câmaras previamente colocadas, tanto no interior como no exterior, o que permitiu acompanhar à distância a última fase de gestação da fêmea bem como o desenvolvimento das crias. As imagens do parto foram, pela primeira vez, captadas no Jardim Zoológico, sublinha-se na nota.

Os pequenos tigres, detalha o Zoo, serão amamentados até aos seis meses de idade e acompanhados pela progenitora, durante dois a três anos, que lhes ensinará a sobreviver.

O Jardim Zoológico vai disponibilizar no seu site, uma votação conjunta para se dar nome a estes novos pequenos tigres. Shilka (fêmea), Argun (macho), Zeya (fêmea) e Huma (macho) ou Songhua (fêmea) e Ussuri (macho), são nomes de rios existentes no habitat natural desta espécie. A votação ficará a cargo dos visitantes do site do zoo e está disponível a partir do dia 4 de outubro, tendo a duração de um mês.

Notícias ao MinutoEis as novas crias de Tigre-da-Sibéria do Jardim Zoológico© Jardim Zoológico

Provenientes dos vales com encostas rochosas na bacia do rio Amur, localizado na fronteira entre a Rússia e a China, os Tigres-da-sibéria, são a subespécie de tigre de maior dimensão. Ameaçados pela caça para o comércio de peles, pelo tráfico de órgãos para a medicina tradicional chinesa, pela perseguição por parte da população local para protecção do gado doméstico e pelas consequências do desenvolvimento das áreas agrícolas e urbanas, esta subespécie viu-se reduzida a 20 – 30 animais em 1940. Com o apoio de outros jardins zoológicos, parques e reservas da vida selvagem, estima-se que existam agora cerca de 400 Tigres-da-sibéria em áreas protegidas, tendo o Jardim Zoológico realizado, em 1997, a primeira inseminação artificial bem-sucedida na Europa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório