Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 26º

Apenas 7% dos portugueses se 'converteram' após leilão da Deco

Dos 587 mil inscritos, apenas 40 mil consumidores (cerca de 7%) mudaram de tarifário após o leilão de electricidade da Deco. Segundo a TSF, a associação faz um balanço positivo, uma vez que várias empresas acabaram por baixar as suas tarifas.

Apenas 7% dos portugueses se 'converteram' após leilão da Deco
Notícias ao Minuto

09:21 - 04/07/13 por Notícias Ao Minuto

País Electricidade

Embora tenha sido a vencedora do leilão de electricidade levado a cabo pela Deco, a Endesa apenas conseguiu convencer 7% dos consumidores inscritos a mudar para o seu tarifário, contudo, escreve a TSF no seu site, a reguladora faz um balanço positivo da iniciativa, pois foram várias as empresas que cederam à redução dos preços a praticar.

À TSF, a directora da associação, Rita Rodrigues, diz que, no geral, os portugueses pouparam cinco milhões de euros com o leilão. Um comunicado emitido pela empresa revela que foi feita “uma poupança média anual de 18 euros para cada consumidor”.

Contudo, a Deco lamenta que algumas empresas de electricidade tenham terminado com as suas promoções assim que o leilão cessou. “A associação de consumidores lamenta que, a 1 de Julho, as ofertas tenham terminado, com excepção da Iberdrola que está em vigor até 15 de Julho, e o panorama volte a ser o que vigorava a 30 de Abril, em termos de tarifas e de condições contratuais. A DECO espera que não sejam necessários leilões sucessivos para obrigar o mercado a voltar a mexer e apresentar propostas competitivas aos consumidores”, é frisado.

A avaliação final, e mais completa, do leilão será feita em Setembro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório