Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

Cidadãos lisboetas são os que apresentam mais reclamações

Lisboa e Porto são os municípios com mais reclamações apresentadas no Portal da Queixa, ao passo que Sesimbra e Portimão são os que menos se queixam. Grau de urbanização, poder de compra e instrução dos habitantes são fatores decisivos.

Cidadãos lisboetas são os que apresentam mais reclamações
Notícias ao Minuto

18:54 - 22/09/17 por Pedro Bastos Reis

País Portal da Queixa

O Portal da Queixa recebeu, entre janeiro e setembro deste ano, 758 reclamações dirigidas às Câmaras Municipais do país, o que revela um aumento de 110% face ao número que deixas face ao período homólogo.

Num comunicado divulgado à imprensa, a rede social destinada aos consumidores apresentou ainda os resultados do total de reclamações por município registadas entre setembro de 2013 e setembro de 2017, chegando à conclusão de que o maior número de reclamações foi apresentado em Lisboa (204), seguindo-se o Porto (129) e Sintra (126).

Por seu lado, os municípios onde os cidadãos menos reclamam são Braga (27), Odivelas e Setúbal (ambos com 24) e Sesimbra e Portimão (ambos com 22).

Para chegar a estes resultados, o Portal da Queixa desenvolveu um estudo analítico em parceria com a Social Data Lab, tendo como variável o número de reclamações per capita (número de reclamações por 100 mil habitantes).

Neste estudo, o Portal da Queixa concluiu que as reclamações “aumentam em função do grau de urbanização e do poder de compra do concelho, tal como em função do nível de instrução dos seus habitantes” e “diminuem nos concelhos onde há menos instrução”.

Para além disso, o número de reclamações é maior nos concelhos mais populosos, sendo que apenas as regiões metropolitanas de Lisboa e do Porto é que excedem o valor médio de 16 reclamações por cada 100 mil habitantes.

“Este resultado conduz à ideia de existir uma correlação positiva entre o grau de urbanização e a variável em estudo, sendo as zonas mais urbanizadas do país aquelas que apresentam uma incidência de reclamações per capita superior”, concluiu o estudo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório