Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Bombeiros na prevenção? Caso a "estudar" mas "pilar" é o combate a fogos

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses adianta que a “porta do diálogo está aberta”. Mas hipótese terá de ser bem estudada.

Bombeiros na prevenção? Caso a "estudar" mas "pilar" é o combate a fogos
Notícias ao Minuto

15:46 - 01/09/17 por Pedro Filipe Pina

País Marta Soares

A integração dos bombeiros na prevenção é proposta que está a marcar a agenda do Executivo. Em entrevista ao Público, o secretário de Estado das Florestas admite que os bombeiros possam vir a participar no futuro na limpeza de matas.

Marta Soares, que já tinha hoje manifestado abertura para o diálogo, reafirmou essa ideia em declarações à RTP 3, mas lembrando que “o pilar” da função dos bombeiros é o combate aos fogos.

Agradecendo a “confiança” manifestada nos bombeiros para esta tarefa de prevenção, Marta Soares pôs alguma ‘água na fervura’: “temos de ir devagar e com calma. Nós temos uma função específica, o nosso pilar é o do combate [aos fogos] e da proteção e segurança dos cidadãos, das suas vidas e seus haveres”, função que exige “grande formação e grande capacidade”.

“Não quer dizer com isto que” a hipótese esteja já de parte. Marta Soares revelou que manfiestou ao governante essa disponibilidade para o diálogo, “para saber da possibilidade de alguma delas se encaixar na nossa atividade”.

“Seria precipitado se dissesse logo que não”, realçou ainda, até porque acredita que “haja associações espalhadas pelo país em que se possa efetivamente criar condições para albergar equipas de sapadores”. Mas “a reforma estrutural que se tem de fazer não demora um ano”.

“Os fogos evitam-se com uma boa prevenção e isso não tem acontecido ao longo dos anos”, apontou ainda.

Marta Soares disse ainda que o que é “pedido neste momento é algo que precisa de um estudo muito aprofundado”. “Até porque os bombeiros em si, com a sua estrutura, não estão preparados para responder a uma intervenção à dimensão das necessidades da floresta” portuguesa “de um momento para o outro”.

“Tudo aquilo que nos possa desviar da função do combate, nós não abdicamos. Esse é o nosso pilar e é aí que efetivamente temos responsabilidade”, rematou Marta Soares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório